Projeto Plantando Liberdade promove reintegração social e sustentabilidade ambiental em Deodápolis


A ressocialização, a capacitação profissional e a conscientização ambiental são os pilares do “Plantando Liberdade”, um projeto pioneiro do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) que tem proporcionado novas perspectivas a jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município de Deodápolis.

Com o apoio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Deodápolis, sob a titularidade do Promotor de Justiça Anthony Allison Brandão Santos, a iniciativa conta com a parceria de diversas instituições, entre elas: o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – campi Dourados e Ponta Porã, a Prefeitura Municipal de Deodápolis, a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), o Conselho e o Fundo Municipal de Meio Ambiente, a Defesa Civil, as Polícias Civil e Militar, a Defensoria Pública Estadual e o Poder Judiciário.

O projeto visa implementar atividades educativas e práticas voltadas à conservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável. Entre as ações destacam-se o reflorestamento de matas ciliares, a criação de um bosque com espécies nativas do Cerrado no IFMS e a recuperação de áreas degradadas, como Áreas de Preservação Permanente (APPs), nascentes, rios e Reservas Legais de imóveis rurais.

As mudas utilizadas — como jenipapo, ingá, pitanga, jamelão e tamarindo — são cultivadas no viveiro municipal de Deodápolis. A iniciativa adota técnicas modernas de manejo florestal, viveiricultura e análise ambiental, destacando-se por sua abordagem inovadora ao conciliar reintegração social e preservação ambiental.

Em 2024, o “Plantando Liberdade” ofereceu cursos de formação inicial para Assistente Administrativo e Operador de Computador, ambos na modalidade a distância, além de capacitações na plataforma MapBiomas e um curso semipresencial sobre conservação ambiental.

Consolidado como referência no Estado, o projeto promove inclusão social e oportunidades concretas de reintegração. O MPMS atua como articulador e fomentador da iniciativa, viabilizando ações educativas que não apenas favorecem a ressocialização, mas também fortalecem a consciência ambiental entre os participantes e na comunidade de Deodápolis.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.