Sesau leva serviço móvel de exames do CCZ ao Jardim Noroeste nesta sexta-feira (30) – CGNotícias


O projeto “CCZ nas Ruas – Serviço Móvel de Exames” estará nesta sexta-feira (30), no Bairro Jardim Noroeste, oferecendo gratuitamente exames para cães, gatos e serviços de identificação de animais peçonhentos (principalmente escorpiões). A ação acontece das 8h às 11h30, na ConstruaGro, localizada na Rua Indianápolis, nº 1575.

A iniciativa, promovida pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) de Campo Grande, tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de diagnóstico e vigilância das zoonoses, especialmente em regiões de maior vulnerabilidade social.

“Essa ação é importante, pois acessa pessoas que talvez não teriam condições de ir até o CCZ para realizar os exames que o nosso laboratório oferece. Dessa forma, a CCZ aumentará, ainda mais, a vigilância das zoonoses e o controle de animais peçonhentos nas regiões de vulnerabilidade social”, destaca o médico veterinário Cleber Galvão, gerente técnico do laboratório da CCZ.

Exames e serviços oferecidos

Durante a ação, a equipe do CCZ realiza:

• Teste rápido para Leishmaniose em cães, doença grave que pode ser transmitida para humanos e exige diagnóstico precoce para garantir o controle e tratamento adequado.

• Exame de microscopia para Esporotricose em gatos, uma infecção fúngica que também tem potencial de transmissão para humanos, sendo fundamental a identificação rápida.

• Identificação de espécies de escorpiões, caramujos e taturanas, com orientação à população sobre riscos e medidas de controle desses animais peçonhentos.

Além dos exames, a ação tem caráter educativo, com a exposição de exemplares vivos de escorpiões, caramujos e taturanas, utilizados para conscientizar a população sobre os riscos e as formas corretas de manejo e prevenção.

Compromisso com a saúde pública

Para a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, a ação reflete o compromisso da gestão em levar saúde pública de qualidade para todos os cantos da cidade.

“Nosso compromisso é garantir que todos tenham acesso aos serviços de saúde, inclusive no cuidado com os animais e na prevenção das zoonoses. O trabalho da CCZ nas comunidades é fundamental para proteger não só a saúde dos animais, mas também das famílias campo-grandenses”, afirma Rosana Leite.

Para realizar os exames, é necessário que o tutor leve seu animal e apresente documentos pessoais.

#PraTodosVerem: Na capa da matéria há uma foto de um rapaz e uma moça, ambos usando camiseta azul marinho, imobilizando e vacinando um cachorro de porte pequeno e pelagem branca e preta.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.