Motta envia a Bolsonaro nova sugestão do PL da Anistia


Em uma mais tentativa de chegar a um acordo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou a Jair Bolsonaro (PL) uma minuta de um novo projeto para anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.

Segundo aliados de Bolsonaro, o texto enviado por Motta seria uma versão “light” da proposta e com mais chances de ser aprovado no Congresso Nacional e de não ser contestado juridicamente pelo STF.

4 imagensNo governo de Jair Bolsonaro, a farmacêutica fechou 147 contratos, com valor total de R$ 1,3 bilhãoO ex-presidente Jair BolsonaroBolsonaro em ato pró anistiaFechar modal.1 de 4

Ex-presidente foi ao ato apesar de estar recém-operado

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto2 de 4

No governo de Jair Bolsonaro, a farmacêutica fechou 147 contratos, com valor total de R$ 1,3 bilhão

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto3 de 4

O ex-presidente Jair Bolsonaro

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto4 de 4

Bolsonaro em ato pró anistia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Bolsonaro ficou de analisar o texto e dar a resposta a Motta na próxima semana. De acordo com bolsonaristas, é possível que o ex-presidente e o chefe da Câmara se reúnam pessoalmente para falar do tema.

Caso Bolsonaro concorde com o conteúdo, a nova versão do projeto poderia ser apresentada como um substitutivo ao texto atual, desatanto o nó que travou boa parte da pauta da Câmara durante o primeiro semestre de 2025.

Leia também

Motta chama responsabilidade

Motta, segundo aliados, chamou para si responsabilidade de tentar destravar o projeto de anistia. Como noticiou a coluna, ele chegou a procurar o líder do PL na Casa, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), para discutir uma solução.

A ideia é que a Câmara assuma o protagonismo das negociações em torno do texto, que, até então, estavam acontendo entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e ministros do STF.

A versão do texto vinda do Senado, porém, foi rejeitada por bolsonaristas. Segundo caciques do PL, o projeto compraria a versão do ministro Alexandre de Moraes contra os condenados pelo 8 de Janeiro.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.