Nutricionista indica qual é o chá nº 1 na produção de colágeno


Beber chás no dia a dia pode trazer inúmeros benefícios ao corpo a longo prazo. Desde reduzir o inchaço por retenção hídrica até aumentar a produção de colágeno no corpo, o consumo da bebida é encorajado por especialistas.

Leia também

Para aqueles que desejam melhorar a aparência de “dentro para fora” por meio da boa alimentação, existe um chá que pode ser um grande aliado no processo. Segundo a nutricionista Bruna Prado, o chá de cavalinha é o mais indicado para aqueles que precisam melhorar o aspecto da pele, unhas e cabelos.

Isso porque ele contém nutrientes capazes de incentivar a produção de colágeno no corpo — proteína responsável pela manutenção do viço e firmeza da pele. Prado destaca que o diferencial da cavalinha é o alto teor de silício orgânico presente na folha.

5 imagensO mulungu é ideal para aliviar tensões e acalmar os nervosA valeriana atua como calmante natural A melissa, rica em ácido rosmarínico, possui ação antioxidante e efeito levemente hipnóticoO chá pode ser um complemento, mas não deve substituir tratamentos médicos ou nutricionaisFechar modal.1 de 5

A passiflora é reconhecida pelo seu efeito ansiolítico e sedativo

Getty Images2 de 5

O mulungu é ideal para aliviar tensões e acalmar os nervos

Getty Images3 de 5

A valeriana atua como calmante natural

Getty Images4 de 5

A melissa, rica em ácido rosmarínico, possui ação antioxidante e efeito levemente hipnótico

Getty Images5 de 5

O chá pode ser um complemento, mas não deve substituir tratamentos médicos ou nutricionais

Getty Images

O mineral é essencial na produção de colágeno, atuando diretamente na ativação dos fibroblastos. “São as células responsáveis por produzir colágeno e elastina”, explica. O colágeno e a elastina, por sua vez, são fibras que garantem firmeza, elasticidade e sustentação para a pele, unhas, cabelos e articulações.

Para além de antioxidantes 

A nutricionista pontua que, enquanto alguns chás são ótimos antioxidantes — auxiliando na proteção do colágeno já existente — a infusão de cavalinha consegue ir além. As folhas da planta estimulam a produção natural da proteína no organismo.

O consumo da bebida ainda traz efeitos diuréticos suaves, o que impulsiona a redução de retenção de líquidos e na definição corporal. Prado ainda indica combinar o consumo da cavalinha com vitamina C, que será essencial na produção da proteína. “Você pode pingar algumas gotinhas de limão no chá depois de pronto”, indica.

Confira abaixo o modo de preparo do chá de cavalinha:

  • Separe 1 colher de sopa da erva seca para cada xícara de água.
  • Ferva a água separadamente (não com a erva).
  • Após levantar fervura, desligue o fogo.
  • Adicione 1 colher de sopa da cavalinha seca para cada xícara de água.
  • Abafe por 5 a 10 minutos.
  • Coe e consuma morno ou frio.

A indicação de Prado é beber somente duas xícaras por dia, afim de evitar mal-estar e outros efeitos negativos do consumo excessivo.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.