Governo americano enviou carta a Moraes com reprimenda sobre bloqueio do Rumble


O Departamento de Justiça dos Estados Unidos teria enviado uma carta em maio ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com críticas à decisão do magistrado que bloqueou contas de um usuário na rede social Rumble, do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A informação foi publicada pelo jornal norte-americano The New York Times. Segundo o veículo, o Departamento afirmou que Moraes pode impor leis no Brasil, mas não pode ordenar que empresas adotem ações específicas nos Estados Unidos. Ainda de acordo com a reportagem, o gabinete de Moraes não quis comentar o caso.

A manifestação do governo dos EUA ocorre após embate entre Moraes e o Rumble no início do ano. A plataforma é baseada na publicação de vídeos, e é bastante utilizada por influenciadores de direita. Em fevereiro, Moraes determinou a suspensão do Rumble no Brasil até que a empresa indicasse um representante legal no país, como ocorreu com o X, que ficou fora do ar por 38 dias.

A decisão foi tomada após o magistrado ordenar que a plataforma bloqueasse contas do influenciador bolsonarista Allan dos Santos, foragido da Justiça brasileira. A empresa, por sua vez, não tinha representantes legais no Brasil e argumentou que, por não ter operação no país, não teria porque indicar um representante. O Rumble segue bloqueado. Moraes foi alvo de uma disputa judicial nos EUA em processo iniciado pelo Rumble e pela Trump Media & Technology Group, no Tribunal Federal da Flórida.

Além disso, Moraes pode ser alvo de uma série de restrições ao visto norte-americano anunciadas pelo governo Trump nesta semana, que promete impedir o acesso aos Estados Unidos a pessoas que, segundo Washington, “censurem cidadãos norte-americanos” ou mesmo que defendam a regulamentação das redes sociais.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.