Creatina: como escolher o melhor suplemento e fugir de falsificações


Os suplementos alimentares, como a creatina, têm conquistado muitos adeptos, com a ideia de melhorar a qualidade de vida ou a resistência muscular. Apesar de ser produzida naturalmente pelo organismo, muitas pessoas recebem indicação para suplementar a substância, devido aos seus inúmeros benefícios à saúde. Mas, afinal, como saber se a creatina ingerida é de qualidade?

Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles, destaca que, com a popularização da suplementação esportiva, a creatina se tornou uma das queridinhas de quem busca melhor desempenho físico e ganho de massa muscular.

“Diante da avalanche de marcas disponíveis — especialmente no ambiente on-line —, saber escolher uma creatina de qualidade é fundamental para garantir eficácia e, principalmente, segurança”, pontua a profissional.

1 de 6

Suplementos alimentares são produtos que complementam a alimentação, fornecendo nutrientes, enzimas, probióticos e outras substâncias

Getty Images

2 de 6

Eles não são medicamentos e não devem ser usados para tratar, prevenir ou curar doenças

Getty Images

3 de 6

A dose e a forma de ingestão recomendada varia conforme o tipo do suplemento, a idade e os objetivos de cada pessoa

Getty Images

4 de 6

Para utilizados deve-se contatar um profissional

Getty Images

5 de 6

Whey protein é um suplemento alimentar proteico extraído do soro do leite

Getty Images

6 de 6

A creatina é um suplemento que pode ajudar a aumentar a massa muscular, a força e a resistência

Getty Images

Para fugir de marcas falsificadas ou com menor eficácia, a nutricionista recomenda optar por empresas de referência no mercado. “Fabricantes consolidados tendem a seguir padrões rigorosos de produção e controle de qualidade. Além disso, é direito do consumidor solicitar o laudo técnico do produto, documento que comprova a pureza e composição da substância.”

“Outro ponto de atenção é o preço. Produtos com valores muito abaixo da média devem acender o sinal de alerta. Isso pode indicar baixa qualidade, adulterações ou até falsificações”, acrescenta.

Foto colorida de Whey protein e creatina - Metrópoles

A profissional sugere tomar mais cuidado ao fazer compras on-line. “Embora o e-commerce facilita muito a vida, ele também abre brechas para a venda de produtos questionáveis. Plataformas conhecidas não garantem a autenticidade do que você está comprando. O ideal é recorrer a lojas especializadas ou fornecedores já consolidados, que ofereçam algum nível de segurança e rastreabilidade.”

Selo garante a qualidade da creatina

Juliana indica que um diferencial buscado por muitos é o selo Creapure, uma patente alemã que certifica a pureza da creatina monohidratada. “Mas, vale lembrar: não ter o selo não significa, automaticamente, que o produto é ruim. Existem excelentes marcas no mercado que, mesmo sem essa certificação, entregam um produto seguro e eficaz”, finaliza a expert.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.