Semana Mundial do Brincar celebra o valor da ludicidade para o aprendizado


Em celebração à Semana Mundial do Brincar, comemorada anualmente em torno do dia 28 de maio, os cursos de Pedagogia e Educação Física nas modalidades EaD e semipresenciais da UNIGRAN promoveram dois encontros repletos de brincadeiras, aprendizados e vivências pedagógicas. As atividades somaram teoria e prática para evidenciar a importância do brincar para o desenvolvimento físico, emocional e social de crianças e adolescentes.

A programação, dividida entre os dias 26 e 28 de maio, teve início com uma oficina de brincadeiras tradicionais, coordenada pelos professores Edilson Rebelo dos Santos e Robson de Araújo Ferreira. Durante a atividade, os acadêmicos vivenciaram jogos como Escravo de Jó, Joquempô, Corrida do Cabide e Cobra Cega com Balão, resgatando práticas da cultura popular que permanecem relevantes nos contextos educativos.

“Primeiramente, os acadêmicos participaram de uma oficina prática para compreender a importância do brincar no desenvolvimento infantil. Através dela, puderam planejar as atividades que seriam posteriormente realizadas na quarta-feira para a comunidade acadêmica”, explicou o professor Edilson, um dos organizadores da atividade.

A segunda etapa da Semana do Brincar destacou com protagonismo dos próprios acadêmicos. Organizados em equipes mistas, eles foram responsáveis por pesquisar, planejar e conduzir as brincadeiras com os estudantes dos cursos presenciais da UNIGRAN. Entre as atividades aplicadas, as que mais chamaram a atenção dos participantes foram brincadeiras como Pular corda, Amarelinha, Estátua e Jogo da velha gigante.

Estudos apontam que o brincar é uma das principais vias de desenvolvimento na infância. Além de contribuir para a motricidade e coordenação, atividades lúdicas promovem socialização, criatividade, resolução de conflitos e desenvolvimento da linguagem. Brincadeiras em grupo também favorecem a construção de vínculos afetivos e estimulam o senso de coletividade.

Para o professor Edilson, a vivência prática fortalece tanto a formação pedagógica quanto o vínculo dos acadêmicos com a ludicidade como ferramenta de ensino: “É uma iniciativa de extrema importância, tanto para o processo de formação dos acadêmicos quanto para a sociedade. Os acadêmicos vestiram a camisa, se empenharam, demonstraram organização e compromisso com cada etapa da atividade”.

Além de fomentar o aprendizado colaborativo e o espírito de equipe, a metodologia da Semana do Brincar valoriza a ludicidade como elemento formativo essencial. Ao atuarem como mediadores das brincadeiras, os acadêmicos experimentam, na prática, os desafios e possibilidades de aplicação pedagógica das atividades recreativas, desenvolvendo competências indispensáveis para a atuação em esferas escolares e comunitárias.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.