Formação continuada fortalece liderança dos diretores da Rede Municipal de Ensino em Campo Grande – CGNotícias


A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (SEMED) promoveu, nesta semana, mais uma etapa da formação continuada voltada aos diretores das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme). A iniciativa reforça o compromisso da gestão com a qualificação constante dos profissionais da educação, fortalecendo o papel da liderança escolar na garantia da aprendizagem e da equidade.

A programação envolveu reflexões sobre o papel do gestor enquanto articulador de políticas públicas dentro da unidade escolar, práticas de planejamento estratégico e análise de dados pedagógicos, além da apresentação de experiências exitosas.

Nesta sexta-feira (06), a formação contou com a palestra “Enfrentamento ao assédio moral no ambiente de trabalho: formação de liderança e equipe”, ministrada pelo Juiz do Trabalho Bóris Luiz Cardozo de Souza, titular da Vara do Trabalho de Naviraí. Com vasta experiência na área jurídica e reconhecido por sua atuação em práticas de mediação e conciliação, o magistrado trouxe reflexões essenciais sobre ética, ambiente organizacional e o papel da liderança na promoção de relações saudáveis no espaço escolar.

Para o secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, investir na formação dos diretores é essencial para transformar a escola em um ambiente mais justo, acolhedor e eficiente.

“O diretor é o elo entre a política educacional e o cotidiano da sala de aula. Quando formamos nossos gestores com propósito, competência e sensibilidade, preparamos o terreno para que cada estudante tenha acesso a uma educação pública de qualidade, com equidade e inclusão,” afirmou Bitencourt.

A superintendente de Gestão e Normas da Semed, Clarice Cassol, reforçou a importância da escuta ativa e da valorização da autonomia dos diretores. “Temos buscado ampliar os espaços de diálogo com os gestores escolares. Cada formação é pensada para fortalecer a autonomia responsável, o olhar pedagógico e a capacidade de tomada de decisão baseada em evidências. Escola forte é gestão consciente,” destacou Clarice.

Entre os participantes da formação, a diretora da EMEI Michel Scaff, Irene Nogueira, compartilhou sua experiência no trabalho com a primeira infância e o papel da formação na rotina da unidade. “Liderar uma equipe que cuida e educa crianças de 0 a 5 anos exige preparo constante. Essa formação tem sido fundamental para nos alinharmos às diretrizes da Rede e fortalecer o vínculo entre a gestão, os professores e as famílias,” comentou Irene.

O diretor da Escola Municipal Professor Dorilêo de Pina, Éder Pinto, também ressaltou o impacto direto da formação na melhoria dos resultados da escola.

“É na prática da gestão que percebemos como a formação faz diferença. Discutir estratégias, analisar indicadores e trocar experiências com outros colegas gestores tem sido essencial para enfrentarmos os desafios e garantirmos avanços concretos na aprendizagem dos nossos alunos,” avaliou Éder.

A SEMED reafirma seu compromisso com a formação continuada como eixo estruturante da política educacional de Campo Grande. A proposta é que a liderança escolar atue com clareza de propósito, ética e foco nos direitos de aprendizagem de todos os alunos da Reme.

#PraTodosVerem: Na matéria há cinco fotos: a primeira é uma visão aberta, captada do fundo do auditório onde aconteceu a formação, possibilitando ver em primeiro plano os participantes e ao fundo o palestrante; a segunda foto é do Juiz do Trabalho Bóris Luiz Cardozo de Souza, a terceira imagem mostra o secretário Municipal de Educação, Lucas Bitencourt, a quarta fotografia é da diretora Irene Nogueira e a quinta imagem mostra o diretor Éder Pinto.





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