Prefeitura de Dourados passa a fazer o Cadastro da Agricultura Familiar


A Prefeitura de Dourados iniciou nesta sexta-feira (4) a confecção do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) para agricultores familiares, pescadores artesanais, aquicultores, silvicultores, quilombolas e beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA). De forma inédita, o serviço que também é feito pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) agora é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar (Semaf) por agentes cadastrados, em um passo importante para fortalecer a atividade agrícola na região.

O CAF é um instrumento essencial para identificar, qualificar e assegurar o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas voltadas ao setor, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), entre outros programas de apoio à geração de renda e inclusão produtiva rural. Além disso, o Cadastro é indispensável para comprovar a atividade agrícola em processos de aposentadoria rural.

Para realizar o cadastro, o produtor deve comparecer à sede da Semaf com a documentação necessária, que inclui: CPF de todos os membros da família; comprovação de posse ou propriedade da terra, como: certidão de matrícula do imóvel, escritura pública, contrato de arrendamento, cessão de direito sobre o imóvel, termo de autorização de uso sustentável, autodeclaração de ocupação de terra, CCIR (fonte: MDA).

Para beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) é necessário apresentar: CPF de todos os membros maiores de 16 anos, Título de Domínio ou Contrato de Concessão de Uso (CCU); comprovante de renda, sendo aceito pelo menos um dos seguintes: Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), bloco de produtor rural ou autodeclaração de renda da unidade familiar (esta última pode ser preenchida no momento da solicitação).

A Prefeitura reforça o o trabalho pelo desenvolvimento rural e a valorização da agricultura familiar em Dourados, promovendo ações que garantem autonomia e cidadania no campo. Para mais informações, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, localizada na Rua José Luis da Silva, n 3350 – Terra Roxa (ao da UPA), das 07h30 às 13h30. Mais informações via contato: 2222-1493.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.