Ameaça de invasão faz Guarda Civil reforçar monitoramento em conjuntos habitacionais de Ponta Porã


A Secretaria Municipal de Segurança Pública informa que a Guarda Civil Municipal de Ponta Porã está realizando um trabalho preventivo e permanente de monitoramento nas áreas onde estão sendo construídas casas populares. Essas unidades habitacionais são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas que foram afetadas pelas recentes enchentes no município.

O patrulhamento tem como principal objetivo evitar invasões e assegurar que o projeto habitacional seja executado com segurança e justiça. O foco é garantir que os critérios legais e sociais definidos em lei sejam respeitados, promovendo uma distribuição justa e transparente dos imóveis.

O município alerta que invadir imóveis públicos é crime, conforme o artigo 161 do Código Penal Brasileiro, que trata do esbulho possessório:

Art. 161 – Invadir, com violência ou ameaça, terreno ou edificação alheia:
Pena: reclusão de 1 a 6 meses e multa.

Além da responsabilização criminal, os invasores estão sujeitos a ações de reintegração de posse, pagamento de custas judiciais, indenizações por eventuais danos ao patrimônio público e à remoção forçada do local.

Em nota a administração reforça que quem invadir não terá direito à posse do imóvel e que a ocupação irregular exclui o infrator de futuros programas habitacionais. Ainda de acordo com a prefeitura, as residências atualmente em construção já estão destinadas a famílias selecionadas por meio de um processo rigoroso, com critérios objetivos definidos por lei e supervisionado por órgãos de controle e fiscalização.

“A Prefeitura de Ponta Porã reconhece o déficit habitacional existente e atua de forma responsável para ampliar o acesso à moradia digna, sempre com base na legalidade, justiça social e respeito às diretrizes dos programas habitacionais”, diz a nota.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.