Calor na Europa afeta semanas de moda e ventilador vira item disputado


As intensas ondas de calor que vêm assolando grande parte da Europa nas últimas semanas elevaram as temperaturas a níveis perigosos, obrigando marcas a tomarem providências durante as semanas de moda pelo continente. No Paris Fashion Week, por exemplo, os ventiladores foram um dos acessórios mais cobiçados pelo público presente.

Vem entender!

calor no paris fashion week quente europa rihanna - metrópolesRihanna no calorento desfile da AWGE, no Paris Fashion Week

 

O desconforto dentro das salas de desfile causado pelo calor não pode ser ignorado nas semanas de moda que acontecem durante os meses de junho e julho, em cidades como Paris, Berlin e Milão, de acordo com o Business of Fashion. Na capital francesa, a Torre Eiffel precisou ser fechada para visitação, por conta das altas temperaturas. Os termômetros chegaram a marcar 41°C na semana passada.

Leia também

Na semana de moda masculina, convidados do desfile da Hermès receberam toalhinhas refrescantes e água precisou ser distribuída nos locais mais abafados. Houve relatos de que a cantora Rihanna usou um mini ventilador no desfile da AWGE, marca assinada pelo seu marido, A$AP Rocky.

calor no paris fashion week quente europa - metrópolesConvidados no desfile da Hermès

 

calor no paris fashion week quente europa - metrópolesAltas temperaturas atingem toda a França

 

Onda de calor na França

A França está experimentando um calor mais forte do que o esperado em quase todo o seu território. Várias cidades registraram temperaturas acima de 38°C, e Paris foi colocada sob alerta vermelho, o nível mais alto de atenção causado pelo calor.

As altas temperaturas são resultado de uma onda quente proveniente do Mar Mediterrâneo, que está 9°C acima da média para esta época do ano. O desconforto nas semanas de moda sinaliza mudanças climáticas perigosas e desestabilizadoras, especialmente ao mostrar que tais eventos meteorológicos são cada vez mais frequentes, de acordo com cientistas. A indústria da moda, contudo, tem um papel importante na preservação — ou na falta dela — da temperatura global, especialmente com os crescentes índices de poluição causados pelo fast-fashion.

calor na europa paris torre eiffel - metrópolesVisitação à Torre Eiffel foi interrompida pelas altas temperaturas

 

França inicia combate ao fast-fashion

O senado francês aprovou na última terça-feira (10/6) um projeto de lei que define critérios para a atuação de marcas estrangeiras de fast-fashion no país, como a Shein e a Temu. Caso os critérios ambientais indicados pelo Parlamento sejam descumpridos, as empresas serão penalizadas em, no mínimo, 10 euros por peça até 2030, podendo atingir até 50% do valor do produto.

Segundo o texto, a medida vem em prol da sustentabilidade e surge como um ofensiva ao consumismo exacerbado. Além disso, a lei deve proibir as plataformas chinesas de fazerem publicidade no território francês. Contudo, críticos afirmam que, apesar de abordar questões como sustentabilidade e consumismo, a iniciativa se mostra branda com varejistas europeias e rígida com asiáticas.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Business of Fashion/Reprodução2 de 4

Business of Fashion/Reprodução3 de 4

Business of Fashion/Reprodução4 de 4

Business of Fashion/Reprodução





Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.