Assessores de Lula apostam em recuo de Trump e pregam cautela


Apostando em um possível recuo de Donald Trump, integrantes do governo Lula passaram a defender cautela na reação do Brasil ao tarifaço sobre produtos brasileiros imposto pelo presidente dos Estados Unidos.

Para auxiliares de Lula, o governo brasileiro vem conseguindo dominar a narrativa internamente. Nesse cenário, a gestão petista precisaria avaliar o panorama sem precipitação, buscando a negociação e a diplomacia.

4 imagensLula X TrumpO presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos EUA, Donald Trump, em montagemFechar modal.1 de 4

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Lara Abreu / Arte Metrópoles 2 de 4

Lula X Trump

Lara Abreu / Arte Metrópoles 3 de 4

Metrópoles4 de 4

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente dos EUA, Donald Trump, em montagem

Arte/Metrópoles

Na avaliação de auxiliares do chefe do Palácio do Planalto, a cautela ajudará o governo a não implodir pontes de vez com os Estados Unidos, o que poderia inviabilizar um recuo de Trump.

Diante disso, assessores de Lula defendem que o governo só oficialize sua resposta econômica e comercial aos americanos a partir de 1º de agosto, quando o tarifaço está previsto para começar.

Leia também

É com base nessa orientação de cautela, inclusive, que um pronunciamento de Lula em cadeia nacional de TV sobre o tarifaço tem sido descartado por ora pelo Palácio do Planalto. A ideia é aguardar até 1º de agosto.

À coluna o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, disse na quinta-feira (10/7) que um pronunciamento sequer está sendo avaliado no momento.

Na avaliação de assessores de Lula, o momento não seria propício para um pronunciamento, pois poderia passar a impressão de que o petista quer usar o episódio para se beneficiar politicamente.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.