Neste sábado (12/7), a Esplanada dos Ministérios foi palco da Select Series, etapa classificatória da SLS em Brasília. O principal destaque entre os competidores brasilienses foi Kamila Silva, que ficou com a terceira posição no feminino. Na mesma categoria, quem venceu foi a paulista Isabelly Avila, de Itapetininga. Entre os homens, o troféu ficou com Victor Aquino, de Maravilhas, Minas Gerais.
A primeira prova do dia foi a Jam Feminina. Nesta etapa, skatistas se revezam em sessões de Jam cronometradas. Os oito melhores skatistas avançavamm para a final. Na categoria feminina, entre as atletas do DF, apenas Kamila Silva avançou para a decisão.
A etapa de Brasília inaugurou no Brasil a disputa do formato Spot Takeover, que foi utilizada para a final de ambas categorias. O formato segue as seguintes regras: cada skatista realiza sete tentativas de manobras, e as três maiores notas contam para a pontuação final. Em caso de empate, o critério para definir o vencedor é a maior pontuação em uma única manobra.
7 imagens
Fechar modal.
1 de 7
Victor Aquino liderou o ranking durante quase toda a disputa
Samuel Reis / Especial Metrópoles2 de 7
A última melhor participação de Victor havia sido em 2022, no STU
Samuel Reis / Especial Metrópoles3 de 7
Victor se redimiu da primeira etapa e venceu a categoria masculina
Samuel Reis / Especial Metrópoles4 de 7
O skatista disse ter gostado do público de Brasília
Samuel Reis / Especial Metrópoles5 de 7
Isabelly venceu o STU em 2024
Samuel Reis/ Especial Metrópoles6 de 7
Isabelly venceu o Campeonato Brasileiro em 2024
Samuel Reis/ Especial Metrópoles7 de 7
A skatista venceu a categoria Feminina
Samuel Reis/ Especial Metrópoles
Rumo à final
Ao Metrópoles, Victor projetou a competição de domingo, em que enfrenta os melhores ranqueados do esporte.
“Minha expectativa para manhã é fazer tudo e mais um pouco que fiz hoje, dar o meu melhor. É inexplicável estar aqui em Brasília, só tenho a agradecer. Pretendo continuar correndo todos os campeonatos que puder, depois dessa oportunidade (título na SLS), espero que novas portas se abram”, declarou o skatista.
A etapa classificatória é considerada uma das mais importantes pois é a responsável por fomentar o esporte e formar novos atletas no skate. Os vencedores das categorias masculina e feminina conquistaram, além do troféu, uma vaga para competir no domingo (13/7), com os principais skatistas da modalidade street.
A competição segue neste domingo (13/7), com a etapa TakeOver. Será a vez da elite do skate street entrar em ação. Alguns nomes de peso, como Rayssa Leal, Gabriela Mezatto, Pâmela Rosa, Gustavo Ribeiro, Kairi Netsuke, e o brasiliense e atleta olímpico Felipe Gustavo, do Guará, disputarão o troféu.
Leia também
-
SLS: Victor Aquino pontua 24.6 e vence categoria masculina em Brasília
-
SLS: Isabelly Avila vence categoria feminina em Brasília; veja ranking
-
Vídeo: Rayssa Leal e Felipe Gustavo falam sobre chegada da SLS ao DF
-
SLS e Brasileirão Série A agitam o final de semana esportivo no DF
Esta é a primeira vez que o Brasil recebe duas etapas da SLS no mesmo ano. Além de Brasília, a cidade de São Paulo é a casa da SLS Super Crown World Championship. As últimas três edições do evento foram realizadas em terras paulistanas.