Confronto deixa um guerrilheiro do EEP morto e um soldado ferido


Um importante integrante do grupo armado Exército do Povo Paraguaio (EPP) foi morto neste domingo (13) durante um confronto com as Forças Especiais do Comando de Operações de Defesa Interna (CODI), na Reserva Natural do Bosque Mbaracayú, no Departamento de Canindeyú, na fronteira com o Brasil.

Segundo informações das autoridades militares, o confronto fez parte da operação “Cobrarius”. O homem abatido era considerado um dos principais líderes do EPP. Sua identidade será divulgada oficialmente numa conferência de imprensa prevista para esta segunda-feira (14). O EPP é um grupo guerrilheiro paraguaio que age na região de fronteira com o Brasil.

Durante a operação, os militares localizaram o acampamento principal do grupo guerrilheiro, onde foram apreendidas diversas evidências, incluindo tablets e outros equipamentos que podem ajudar nas investigações. As autoridades estão realizando uma análise mais detalhada de tudo que foi apreendido.

No mesmo confronto, o sargento Aníbal Alfonso Frutos, que integra a Força Tarefa Conjunta (FTC), ficou ferido após ser atingido por disparos. Ele foi socorrido por colegas e encaminhado primeiramente ao Hospital de Curuguaty. De lá, foi transferido para um hospital militar em Assunção, com apoio da Força Aérea.

Estado de saúde é estável

Segundo o coronel de sanidade Darío Fretes, o militar encontra-se fora de perigo e está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) apenas para monitorização.

“O paciente não está entubado e apresenta boa evolução clínica. Ele foi atingido por múltiplos disparos, sendo o mais grave no tórax, que causou um hemoneumotórax — sangramento e acúmulo de ar na cavidade torácica. A situação foi estabilizada ainda no Hospital Distrital de Curuguaty”, explicou o médico militar.

O sargento permanece sob observação no Hospital Central das Forças Armadas, onde segue a recuperação sem risco de vida.

A operação continua, e novos desdobramentos deverão ser divulgados pelas autoridades paraguaias nas próximas horas.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.