Frio ganha força no Sul e avança para outras regiões do país; confira


Uma nova frene fria entrou no país pelo sul do Brasil e as temperaturas começam a cair pelo país nesta sexta-feira (18/7), o que deve se intensificar ao longo do final de semana.

De acordo com a Climatempo, a egião Sul deve ser a mais atingida pelo centro da massa polar – que concentra o ar mais frio – com expectativa de madrugadas geladas, temperaturas negativas e geada nestes sábado (19/7) e domingo (20/7), nos três estados. Porém, o ar gelado também avança sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste, embora com menos intensidade.

Abaixo de 0º

Em áreas de serra e de planalto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, as mínimas devem ficar abaixo de zero, com previsão de geada ampla, especialmente entre a noite desta sexta e a manhã de domingo.

Em Porto Alegre (RS), a sexta já começa com mínima de 4°C e, no fim de semana, os termômetros seguem baixos, com máxima de 17°C neste sábado. Em Florianópolis (SC), a mínima deve ser de 9°C neste sábado e 12°C no domingo, com tardes mais amenas. Curitiba (PR) pode amanhecer com 4°C neste sábado e 6°C no domingo, mantendo máximas abaixo dos 21°C.

E mesmo com a frente fria associada a esse sistema já se afastando para o mar, o tempo ainda segue instável na região nesta sexta. Há alerta para chuva forte entre o sul de SC e o norte do RS, com risco de alagamentos.

Além disso, rajadas de vento entre 70 e 90 km/h podem atingir o litoral e o interior gaúcho e catarinense, com menor intensidade no leste do PR. A tendência, porém, é de que os ventos diminuam gradualmente ao longo do dia.

Avanço da massa de ar polar

À medida que esse ar polar avança pelo interior do país, as temperaturas também caem no sul de Mato Grosso do Sul. A capital Campo Grande já amanhece com termômetros mais baixos, e em cidades mais ao sul do estado há chance de geada pontual. Em Mato Grosso, o calor diminui de forma mais sutil, com ventos frios chegando no fim do dia e sensação de alívio nas máximas, que vêm superando os 34°C nos últimos dias.

No Sudeste, os efeitos da massa de ar frio começam a ser sentidos entre a noite desta sexta e a manhã deste sábado. A frente fria, que atinge o litoral paulista nesta sexta, aumenta a nebulosidade na faixa leste de São Paulo (SP) e no centro-sul do Rio de Janeiro (RJ), mas não há previsão de chuva nessas faixas.

Com a chegada do ar polar, as temperaturas caem principalmente nas madrugadas do fim de semana, com destaque para o sul e leste de SP, a Serra Fluminense e o sul de Minas Gerais (MG).

Em São Paulo, a mínima prevista para este sábado é de 10°C; no Rio, de 11°C. E as madrugadas devem seguir frias até pelo menos segunda-feira (22/7).

Em Vitória (ES) e no norte de Minas, o frio chega de forma mais discreta, mas o ar seco e a queda nas mínimas mantêm as manhãs frias. Como as tardes ainda devem ser ensolaradas em boa parte da região, o contraste térmico entre noite e dia se acentua – cenário típico desta época do ano.

No Norte do país, a chegada desse ar mais frio vai ser sentida de forma leve no Acre e em Rondônia, principalmente por meio de ventos que aliviam o calor.

Já no restante da região, o calor e a umidade seguem dominando o tempo. Há risco de temporais no norte do Amazonas, em Roraima e no Amapá, enquanto áreas do sul do Pará e do Tocantins seguem com sol forte e umidade do ar abaixo dos 30% à tarde.

No Nordeste, o contraste também marca a previsão. O tempo fica seco e quente no interior, com destaque para o sertão e o agreste, enquanto a costa leste tem pancadas de chuva entre o litoral da Bahia e Alagoas. No Ceará, o sol predomina, mas há previsão de chuva rápida à tarde no litoral.

Em Salvador (BA), a temperatura deve variar entre 22°C e 26°C nos próximos dias. Já em Maceió (AL), a mínima prevista para este sábado é de 23°C, com máxima de 28°C. Em Fortaleza (CE), o calor segue estável, com mínimas de 24°C e máximas de 30°C. Em João Pessoa (PB), a previsão é de 22°C pela manhã e até 30°C à tarde.

E o calor?

A expectativa é de que o frio mais intenso se concentre justamente neste fim de semana. A partir de segunda, a massa de ar polar começa a se afastar pelo oceano, e as temperaturas tendem a subir aos poucos. Mesmo assim, o mês de julho segue registrando marcas abaixo da média, especialmente no Sudeste.

Em São Paulo (SP), por exemplo, a primeira quinzena do mês foi a mais fria em pelo menos dez anos, segundo dados do Inmet.

E com a nova incursão de ar polar, a cidade deve seguir com madrugadas frias nos próximos dias, mantendo a sensação de inverno mais rigoroso que o normal.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.