Desenrola Rural transforma realidade de agricultores familiares em Campo Grande – CGNotícias


“Estávamos perdendo a esperança. Agora vemos que podemos voltar a investir, plantar, colher e alimentar a nossa cidade, o nosso Brasil”. As palavras emocionadas são do agricultor familiar Pedro Paulo, do Assentamento Conquista – que está localizado na zona rural de Campo Grande. O depoimento expressa o impacto que o Programa Desenrola Rural levou para a região.

Instituído pelo Decreto-Lei nº 12.381 de 11/02/2025, a iniciativa do Governo Federal é voltada para os agricultores familiares e suas cooperativas e objetiva a regularização de dívidas e facilitação de acesso ao crédito via Pronaf (Grupos A, A/C e B), fortalecendo a produção de alimentos. Para dar conhecimento à ação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) fez uma parceria com o Banco do Brasil e levou informações claras e orientações práticas sobre as condições do Desenrola Rural aos assentamentos rurais.

“É a primeira vez que recebemos um esclarecimento tão completo sobre nossas dívidas e sobre o caminho para produzir mais e melhor. Saímos daqui com perspectivas. Vamos até o banco, vamos renegociar. Mas mais que isso: sentimos que alguém nos escutou e veio até nós”, continua o agricultor.

O secretário municipal da Semades, Ademar Silva Jr. Explica que o objetivo é reforçar o compromisso enquanto administração municipal com o fortalecimento da agricultura familiar e mostrar a força de parcerias bem articuladas. “Banco do Brasil e equipe Semades juntam ampliaram o alcance do Desenrola Rural levando dignidade, autonomia e oportunidade para quem produz o alimento que chega às mesas dos brasileiros”, diz Ademar.

Assessor da superintendência do Banco Brasil, Haroldo Cortez, explica que os caminhos para renegociação variam de acordo com o tipo de dívida. ” O Desenrola Rural tem foco nos agricultores familiares que acessaram o Pronaf. Essa parceria é fundamental para levar informação e orientação sobre renegociação e acesso a novos créditos. Ao proporcionar esse conhecimento, estimulamos a produção no campo e o fortalecimento da economia local”, conclui.

Para mais informações, siga acessando as redes sociais da Semades @semadescg e o site da Prefeitura de Campo Grande.


#PraTodosVerem: Um grupo de aproximadamente 40 pessoas posa para foto em uma estrutura coberta, semelhante a um barracão rural, com cadeiras vazias à frente. O ambiente tem teto de telha metálica e paredes parcialmente construídas. Ao fundo, nota-se a presença de uma área verde e céu azul. As pessoas estão organizadas em duas fileiras, muitas sorrindo, com trajes casuais, chapéus e roupas leves.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.