Antônio Coca
A Polícia Civil de Ponta Porã prendeu na tarde de ontem (23) o mandante do crime de roubo qualificado, sequestro e extorsão, ocorrido na manhã da última segunda (21), contra uma família da cidade. A ação criminosa resultou no roubo de um veículo, posteriormente localizado abandonado nas proximidades do Aeroporto Internacional. Ele foi identificado como sendo Nelson Shinichi Motoyama Kita.
Pela manhã a Primeira Delegacia de Polícia, com apoio da Polícia Penal e da Polícia Militar, foram presos Washington Pereira da Silva, André Carvalho da Rocha e Nilson Duarte Miguel. Acompanhados de Éder Jaques Miguel de 37 anos, os outros três invadiram a residência de um casal armado — inclusive com um fuzil — e exigiu a transferência de R$ 60 mil via PIX, sob ameaças, configurando um caso de extorsão mediante sequestro.
Com base nas provas reunidas, foram expedidos mandados de prisão temporária e de busca domiciliar Nelson Kita e Éder Jaques, mas Éder não foi localizado e é considerado foragido. De acordo com informações, uma das vítimas teria feito amizade com Nelson Kita em uma academia de musculação de Ponta Porã e durante os treinos, Kita ficou sabendo de alguns detalhes da vida financeira dela e arquitetou o plano que contou com a participação das outras quatro pessoas.
Com o trabalho dos policiais civis, militares e penais, os integrantes da quadrilha foram presos, armas de incluindo um fuzil e entorpecentes foram apreendidos e parte do dinheiro da extorsão foi recuperado. Agora a prioridade é pela busca por Éder Jaques conseguiu fugir do cerco da polícia.

Polícia mantém caçada ao foragido até com cartaz espalhado.