Ipespe: para 46%, Bolsonaro é o principal nome da direita no Brasil


ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi apontado como o principal representante da direita no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25/7) pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Politicas e Econômicas (Ipespe).

O levantamento ouviu 2.500 pessoas entre 19 e 23 de julho e testou cinco nomes para identificar quem, na visão dos entrevistados, melhor representa o espectro político de direita no país.

Segundo os resultados, 46% consideram Bolsonaro o principal nome do campo, seguido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 14%. Os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Ratinho Junior (PSD-PR) e Romeu Zema (Novo-MG) aparecem empatados, com 3% cada.

Veja:

Ainda de acordo com a pesquisa, 19% dos entrevistados não reconheceram nenhum dos nomes apresentados ou citaram outros políticos, enquanto 11% não souberam ou preferiram não responder.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95,45%. A pesquisa utilizou metodologia híbrida, combinando entrevistas telefônicas conduzidas por pesquisadores e questionários on-line.

Governo Lula

Os dados também foram cruzados com a avaliação do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os entrevistados que consideram Bolsonaro o principal nome da direita, 28% aprovam a gestão petista, contra 64% que desaprovam.

Veja:

A pesquisa também analisou a percepção dos entrevistados de acordo com sua posição ideológica declarada. Entre os que apontaram Bolsonaro como o principal representante da direita, 67% se identificam como de direita, 32% como de centro e 40% como de esquerda.

Confira:



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.