Nove funcionários do Frigorífico Norte S.A de Pedro Juan Caballero foram socorridos ao Instituto de Previdência Social (IPS) na tarde deste sábado (26), depois de um vazamento de amônia. Entre as pessoas socorridas, duas gravidas. Homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Nacional foram ao local, mas, conforme as primeiras informações, não teriam sido autorizados a entrar na unidade de abate.
Conforme a médica Mercedes Benitez, os pacientes apresentavam dores de cabeça, náuseas, falta de ar e vomito. Algumas chegaram a desmaiar antes de serem levadas para a unidade hospitalar. Três pessoas foram liberadas e seis ainda aguardam resultados de exames laboratoriais e ainda apresentam sintomas da contaminação pelo gás.
Mesmo com todas as evidências e vítimas sendo atendidas no IPS, a empresa divulgou uma nota atribuindo o vazamento de amônia e atribuindo a movimentação a um treinamento de evacuação nas áreas de refrigeração da empresa.
Ainda segundo a nota, durante o exercício, alguns colaboradores ficaram nervosos ou tiveram ataques de pânico e precisaram ser socorridos. O frigorífico reforça que ninguém foi exposto a nenhum tipo de agente químico e que a simulação não colocou os funcionários em risco.
A empresa afirmou ainda que a simulação reafirma o compromisso da empresa com a segurança dos funcionários e a rápida resposta diante de situações críticas.
A Polícia Nacional ainda não deu nenhum posicionamento sobre o ocorrido, mas um funcionário informou que a unidade de produção poderia passar por uma inspeção ainda neste final de semana e que funcionários seriam ouvidos.