Trump diz que os EUA criarão “centros de alimentos” na Faixa de Gaza


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (28/7) que o país pretende criar um “centro de alimentos” na Faixa de Gaza. A declaração foi feita ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer (foto em destaque), durante encontro na Escócia.

A Faixa de Gaza é palco de conflitos entre Israel e o Hamas, e diversos palestinos enfrentam a escassez de alimentos, segundo denúncias de agências das Nações Unidas (ONU). O governo da palestina afirmou que, ao menos, 147 pessoas morreram devido à desnutrição e à fome durante os conflitos

Mais cedo, Trump rebateu uma afirmação do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que disse que “não há fome em Gaza”. Segundo o presidente norte-americano, na verdade, “essas crianças estão muito famintas”.

3 imagensCIDADE DE GAZA, GAZA – 21 DE JULHO:
Muhammad Zakariya Ayyoub al-Matouq, uma criança de 1 ano e meio na Cidade de Gaza, enfrenta desnutrição grave e potencialmente fatal, à medida que a situação humanitária se agrava devido aos ataques israelenses contínuos e ao bloqueio, em 21 de julho de 2025.KHAN YUNIS, GAZA – 24 DE JULHO:
Palestinos enfrentando a fome se aglomeram enquanto uma organização de caridade distribui alimentos na área de Al-Mawasi, em Khan Yunis, Gaza, em meio às restrições israelenses contínuas que bloqueiam a chegada de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, em 24 de julho de 2025.Fechar modal.1 de 3

CIDADE DE GAZA, GAZA – 24 DE JULHO:
Uma organização de caridade distribuiu alimentos para palestinos que enfrentam sérias dificuldades no acesso a necessidades básicas devido ao bloqueio e às operações militares contínuas de Israel na Faixa de Gaza, em 24 de julho de 2025.

Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images2 de 3

CIDADE DE GAZA, GAZA – 21 DE JULHO:
Muhammad Zakariya Ayyoub al-Matouq, uma criança de 1 ano e meio na Cidade de Gaza, enfrenta desnutrição grave e potencialmente fatal, à medida que a situação humanitária se agrava devido aos ataques israelenses contínuos e ao bloqueio, em 21 de julho de 2025.

Ahmed Jihad Ibrahim Al-arini/Anadolu via Getty Images3 de 3

KHAN YUNIS, GAZA – 24 DE JULHO:
Palestinos enfrentando a fome se aglomeram enquanto uma organização de caridade distribui alimentos na área de Al-Mawasi, em Khan Yunis, Gaza, em meio às restrições israelenses contínuas que bloqueiam a chegada de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, em 24 de julho de 2025.

Hani Alshaer/Anadolu via Getty Images

Ele informou que serão criados centros de alimentação e que há “muito dinheiro” disponível para isso.

“Vamos criar centros de alimentação e faremos isso em conjunto com algumas pessoas muito boas e forneceremos fundos, e acabamos de arrecadar trilhões de dólares”, informou o presidente.

Trump está na Escócia para uma reunião com autoridades da União Europeia (UE) com o propósito de tratar sobre tarifaços.

Fome em Gaza

  • Notícias sobre a fome em Gaza têm aumentando nos últimos dias, elevando a pressão internacional para que se libere ajuda humanitária para a região.
  • O Ministério da Saúde da Palestina afirma que mais de 100 palestinos morreram de fome desde o início da guerra em Gaza, em outubro de 2023.
  • A desnutrição atingiu níveis alarmantes na Faixa de Gaza. A Agência das Nações Unidas (ONU) alerta que a entrada de ajuda humanitária no território segue extremamente limitada.

Ainda segundo ele, os Estados Unidos têm recursos e irão “gastar um pouco em comida”, acrescentando que “outras nações” estão se juntando à iniciativa.

Ele chegou a dizer que a situação humanitária em Gaza é “terrível” e culpou o grupo palestino Hamas pela “bagunça” no território e pelas negociações fracassadas, segundo o The Guardian.

“Ajudaremos com a comida… Também garantiremos que não haja barreiras impedindo a passagem das pessoas… Podemos salvar muita gente. Isso é fome de verdade. Eu vejo isso, e não dá para fingir”, completou o presidente norte-americano.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.