Advogado que alega troca de mensagens com Cid depôs por 5 horas à PF


O advogado Eduardo Kuntz, que representa o coronel do Exército Marcelo Câmara, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), prestou depoimento à Polícia Federal (PF), em São Paulo nesta terça-feira (1/7). A oitiva durou cerca de cinco horas.

No âmbito do julgamento sobre a suposta trama golpista liderada por Bolsonaro, Kuntz alegou que trocou mensagens com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens e delator do ex-presidente. As conversas teriam ocorrido pelo Instagram por meio da conta @gabrielar702, que teria o nome da esposa de Cid.

A troca de mensagens motivou Kuntz a pedir a nulidade da delação de Mauro Cid. No entanto, ele foi convocado a depor por suposta obstrução de justiça.

Kuntz chegou à PF por volta da 14h30 e saiu após às 20h30. Depois do depoimento, ele agradeceu ao delegado Fabio Schor por ter permitido que se explicasse e disse que o policial o ouviu atentamente.

“Minha atuação profissional e legal foi totalmente dentro dos parâmetros, sem qualquer tipo de conduta ilícita ou com falha ética”, disse a jornalistas ao sair da PF.

A defesa de Mauro Cid diz que familiares do tenente-coronel foram interpelados pelos advogados de Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten e Paulo Amador Bueno, Kuntz e o coronel Marcelo Câmara. O ex-assessor de Bolsonaro foi preso preventivamente após o episódio e também prestou depoimento à PF, nesta terça-feira. A oitiva, porém, ocorreu em Brasília.

Em São Paulo, ainda foram ouvidos os advogados de Bolsonaro. Paulo Amador Bueno ficou na PF por cerca de 40 minutos e saiu sem falar com a imprensa. Já Fábio Wajngarten prestou depoimento por cerca de uma hora e disse que não conversa com familiares de Cid desde agosto de 2023.


Entenda o caso

  • Os depoimentos foram determinados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão foi tomada com base em documentos apresentados pela defesa de Mauro Cid.
  • Segundo Moraes, os elementos juntados aos autos indicam, em tese, conduta que pode configurar crime previsto no artigo 2º, parágrafo 1º, da Lei das Organizações Criminosas (Lei 12.850/2013). O ministro considerou a oitiva dos advogados “pertinente, adequada e necessária”.
  • O caso teve origem em um inquérito instaurado para investigar os advogados Luiz Eduardo Kuntz e Marcelo Câmara. No curso da apuração, a defesa de Mauro Cid apresentou declarações de familiares e documentos que relatam abordagens feitas por Kuntz, Wajngarten e Paulo Bueno a integrantes da família de Cid, mesmo após ele já ter firmado acordo de colaboração premiada homologado pelo STF.
  • Entre os materiais entregues estão declarações assinadas pela esposa de Cid, Gabriela Ribeiro Cid; pela mãe dele, Agnes Barbosa Cid; e pela filha adolescente do militar, além do celular da menor, com autorização para acesso aos dados. A PF informou que o aparelho foi apreendido e que os dados estão em processo de extração e categorização, com laudo técnico previsto para ser entregue em até dez dias.
  • De acordo com a defesa, os advogados teriam tentado entrar em contato com Mauro Cid por meio de sua filha, de 14 anos, enviando mensagens que sugeririam a exclusão de conteúdo do celular. Em uma das conversas, Kuntz teria dito que “toda segunda faz uma limpeza em seu celular”, em referência supostamente a práticas de ocultação de informações.
  • Além disso, a esposa e a mãe de Cid relataram ter sido abordadas pessoalmente em ocasiões sociais, como na Hípica de São Paulo. Nesses encontros, segundo os relatos, os advogados teriam tentado convencê-las a interferir na estratégia de defesa adotada por Mauro Cid.
  • Com base nessas informações, Moraes determinou também que o laudo técnico sobre o conteúdo do celular da filha de Cid seja anexado ao inquérito no prazo de dez dias. O inquérito segue sob sigilo, e os depoimentos de Wajngarten e Costa Bueno serão conduzidos pela PF como parte das diligências determinadas pelo Supremo.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.