Aliados veem erro de Bolsonaro ao brincar com Moraes sobre vice


Aliados de Jair Bolsonaro (PL) avaliaram como um “erro” o convite feito pelo ex-mandatário, em tom de brincadeira, para que o ministro do STF Alexandre de Moraes seja seu candidato a vice-presidente em 2026.

O convite, como noticiou a coluna, foi feito por Bolsonaro durante o interrogatório do ex-presidente da República no chamado inquérito do golpe, na tarde da terça-feira (10/6), na Primeira Turma do Supremo.

1 de 3

Bolsonaro é um dos oito réus investigados por supostamente tramarem um golpe de Estado no Brasil

Antonio Augusto/STF

2 de 3

O interrogatório do ex-presidente Jair Bolsonaro

Antonio Augusto/STF

3 de 3

O interrogatório do ex-presidente Jair Bolsonaro

Nos bastidores, lideranças bolsonaristas avaliaram que o ex-presidente não deveria ter brincado com Moraes. Sobretudo “convidando” o ministro a ser seu candidato a vice nas eleições de 2026 ao Palácio do Planalto.

Na avaliação desses aliados de Bolsonaro, a brincadeira pode ser vista como “desrespeitosa” por familiares de manifestantes presos por ordem de Moraes após envolvimento nos atos golpistas do 8 de Janeiro.

O tom “amigável” com Moraes adotado por outros réus também foi criticado por lideranças bolsonaristas. A avaliação é de que isso beneficia apenas a imagem de Moraes e, dificilmente, aliviará a situação do ex-presidente.

Na avaliação de parlamentares aliados a Bolsonaro, o inquérito do golpe seria um “jogo de cartas marcadas”, no qual dificilmente o ex-chefe do Planalto e a maioria dos demais réus escaparão sem condenação.

Convite para Moraes

Como mostrou a coluna, Bolsonaro pediu permissão para fazer uma brincadeira com Moraes durante seu interrogatório e convidou o ministro para ser seu vice em 2026, embora o ex-presidente esteja inelegível.

Em resposta, Moraes respondeu apenas que “declinava” do convite de Bolsonaro, arrancando novas risadas dos demais réus, advogados e assessores que acompanhavam as oitivas no plenário da Primeira Turma do STF.

Veja o vídeo:

 

 





Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.