As inscrições vão até 29 de julho e devem ser feitas no site da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares.
Estão abertas as inscrições para bovinos e equinos que participarão da 48ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), cujos registros estão à cargo da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). Os criadores têm até o dia 29 de julho para efetuar as inscrições, que devem ser feitas na área restrita do site da entidade, com login e senha de acesso. A feira acontecerá de 30 de agosto a 7 de setembro.
A superintendente suplente de Registro Genealógico da ANC, Juliana Souza, alerta os expositores que as inscrições só serão concluídas se os animais estiverem com o registro genealógico liberado. “Após o encerramento das inscrições e aprovação do Sistema de Defesa Agropecuária (SDA) vinculado ao Ministério da Agricultura, a ANC irá encaminhar os boletins de inscrições que serão enviados para o e-mail fornecido pelo expositor no ato da inscrição”, detalha.
Outra observação importante é que, em se tratando de bovinos, poderão ser inscritos animais com registro provisório. No entanto, para entrada no Parque Assis Brasil, será exigido o registro provisório individual ou definitivo do animal. Além disso, com exceção das raças Hereford e Aberdeen Angus, as demais serão isentas de taxa de inscrição. “Para entrar no Parque Assis Brasil, o criador deverá ter uma cópia impressa ou digital do registro definitivo ou provisório do animal, dentro do prazo de validade e uma via do boletim de inscrição. Também serão exigidos atestados de aptidão reprodutiva conforme descritos nas tabelas de categoria para cada uma das raças”, esclarece Juliana.
O criador deve atentar que as tabelas de categorias, bem como as exigências, estão também especificadas no site da ANC. Criadores de animais da raça Hereford deverão ter laudo de DNA, confirmando paternidade e que deverá ser encaminhado diretamente à Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Já na raça Aberdeen Angus, para animais com mais de 180 dias, será obrigatório apresentar dados de desempenho genético. Com relação a exames e exigências sanitárias, a ANC recomenda contato direto com a Secretaria da Agricultura.
Juliana demonstra otimismo quanto à participação de animais e criadores na Expointer. “A Feira é um dos principais palcos de visibilidade para a pecuária nacional, um local de negócios e, principalmente, trata-se de um momento de valorização do trabalho dos criadores”, conclui.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.