Após 38 anos, família celebra a quitação do imóvel durante Mutirão “Todos em Ação” – CGNotícias


A manhã deste sábado (31) foi marcada por emoção, sorrisos e o sentimento de dever cumprido para o casal Sérgio Luis Pedrozo, 58 anos, e Cláudia Ester Candia, 52. Durante o atendimento da equipe da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Emha), no Mutirão “Todos em Ação”, realizado na Escola Municipal Profª Maria Tereza Rodrigues, no bairro Santa Emília, o casal enfim celebrou a tão esperada quitação do imóvel conquistado há 38 anos.

A Emha marcou presença no evento com atendimentos voltados à quitação e renegociação de dívidas habitacionais, beneficiando moradores da região que sonham com a regularização da casa própria. A ação integrou uma ampla programação do Mutirão “Todos em Ação”, que também ofereceu diversos serviços gratuitos em áreas como saúde, educação, assistência social e cidadania, por meio das secretarias e órgãos municipais.

A história do casal com o sonho da casa própria começou cedo. Em 1986, com apenas 16 anos, Cláudia fez a inscrição para o marido, Sérgio, que tinha 20 anos, na então Empresa Municipal de Habitação. Em menos de um ano, veio a surpresa: o casal havia sido sorteado para receber um imóvel em um dos primeiros empreendimentos habitacionais da história da Emha, no Conjunto Habitacional Jardim Ouro Verde. 

“Peguei a chave da casa há 38 anos. Na época, quando entramos na casa, o meu mais velho já tinha um aninho”, relembra Sérgio. Era o início de uma nova vida para o casal. “A gente fez a inscrição em dezembro e, em junho do outro ano, fomos sorteados. Quando foi divulgado no jornal, nós nem acreditamos. Pensa, ele com 20 anos e eu com 16, a gente já tinha casa própria”, contou Cláudia.

Com mais de 700 unidades habitacionais, o Conjunto Ouro Verde, implantado como parcelamento do bairro Coophavilla II, entrou para a história como um dos primeiros empreendimentos habitacionais da carteira imobiliária da Emha. A iniciativa marcou o início de uma nova política pública de moradia em Campo Grande, promovendo dignidade e acesso à casa própria para centenas de famílias, como a de Cláudia e Sérgio, que foram contemplados logo nas primeiras entregas.

O bairro se transformou ao longo das décadas, acompanhando o crescimento da cidade, mas nunca deixou de ser lar. “Durante todo esse tempo, o bairro melhorou muito. Tem mercado, escola, farmácia, posto de saúde, tudo que você imaginar, tudo pertinho”, contou Cláudia, destacando a importância da infraestrutura ao redor da moradia na construção de uma vida com dignidade.

O sonho da quitação é antigo, e Sérgio faz questão de dizer que o caminho até ali não foi fácil. “Essa quitação já era pra ter saído antes, mas depois de muitos anos, com atrasos, acordos e todos os altos e baixos da vida, finalmente chegou. É um alívio!”, disse Sérgio, ao receber o documento que simboliza a realização de uma vida. “E também uma conta a menos”, brincou.

A história do casal é também uma mensagem de persistência para outras famílias que têm o sonho da casa própria. “É por isso que eu falo, persiste, faz a inscrição, faz acordo, renegocia, não deixa de pagar. É importante conquistar, mas também é preciso manter a sua casa”, aconselha Sérgio, no auge dos seus 58 anos e com a experiência de quem venceu muitos obstáculos.

Imóvel em dia

Um dos objetivos da ação é promover a regularização de contratos habitacionais e conscientizar os moradores sobre a importância da adimplência. Com os pagamentos em dia, a Emha consegue dar continuidade aos programas de moradia popular, garantindo que mais famílias realizem o sonho da casa própria.

O diretor-presidente da Emha, Claudio Marques, ressaltou a importância de manter o imóvel em dia, como no exemplo do casal Sérgio e Cláudia. “Estar em dia com a casa própria é um passo fundamental para garantir a tranquilidade e a segurança das famílias. Quando oferecemos condições acessíveis para a regularização e renegociação, fortalecemos a inclusão social e abrimos caminho para a construção de novos empreendimentos. A moradia digna nasce da responsabilidade e do diálogo próximo com a comunidade.”

Todos em Ação

O Mutirão “Todos em Ação” é uma parceria entre a Prefeitura, com a sociedade civil e a iniciativa privada, que visa descentralizar os serviços públicos e aproximá-los da população. Realizado desde 2023, o programa oferece gratuitamente mais de 300 tipos de atendimentos em diversas áreas, como saúde, emissão de documentos, orientação jurídica, oportunidades de emprego, recreação infantil, apresentações culturais e sorteios de brindes.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.