Bolsonaristas planejam reagir à decisão de Motta sobre Zambelli


Lideranças bolsonaristas já planejam reação à decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de declarar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), como ordenado pelo STF.

O posicionamento de Motta irritou alguns bolsonaristas. Essa ala da bancada defende que a decisão do Supremo — de mandar prender e declarar a perda do mandato de Zambelli — fosse apreciada pelo plenário da Câmara.

1 de 3

A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF

Reprodução

2 de 3

A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF

Rafaela Felicciano/Metrópoles

3 de 3

A deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

As decisões de Motta têm desagradado aliados de Jair Bolsonaro. Recentemente, por causa da decisão de não pautar o projeto da anistia, o PL iniciou obstrução que inviabilizou votações nas comissões e no plenário da Casa.

O argumento de Motta

Motta tem o entendimento de que, como Zambelli foi condenada pelo STF em última instância à prisão e à perda do mandato, não há o que ser votado no plenário da Câmara. Para ele, a decisão do Supremo deve ser cumprida.

“Quando há conclusão de julgamento no Supremo, não cabe mais ao presidente colocar em votação, porque já há condenação. Então, a decisão judicial tem que ser cumprida. O tratamento que vamos dar é seguir o rito regimental para o cumprimento da decisão do STF, porque é a única alternativa, a única coisa que temos a fazer, já que o processo judicial dela foi concluído com a sua condenação”, disse Motta.

O entendimento de Motta vai na linha do que quer o PT. Como mostrou a coluna, o líder da bancada, Lindbergh Farias (RJ), pediu à Mesa Diretora da Câmara que declarasse a perda do mandato de Zambelli automaticamente.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.