Câmara aprova projeto de Liandra da Saúde que cria o Dia Municipal das Mães Atípicas


A Câmara Municipal de Dourados aprovou, na Sessão Ordinária da última segunda-feira (8), Projeto de Lei de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PSDB) que institui no calendário oficial do município o Dia Municipal das Mães Atípicas, celebrado anualmente em 26 de maio.

 A proposta tem como objetivo reconhecer e valorizar o papel das mães que se dedicam ao cuidado de filhos neurotípicos, com deficiência física ou intelectual, síndromes e doenças raras, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dislexia, entre outras condições.

Segundo a vereadora, a lei é uma forma de homenagear e dar visibilidade a essas mães, que muitas vezes enfrentam jornadas intensas de cuidados, sofrem com o preconceito e ainda permanecem invisibilizadas pela sociedade.

“Essas mulheres são exemplos de amor e dedicação. Precisamos valorizar sua luta, dar voz às suas necessidades e avançar em políticas públicas que garantam apoio às famílias atípicas. O Dia Municipal das Mães Atípicas é um marco de reconhecimento e conscientização em nossa cidade”, destacou Liandra.

O projeto também tem caráter educativo e de conscientização, chamando atenção para os desafios vividos pelas famílias atípicas e reforçando a importância da inclusão, do respeito e da solidariedade social.

Com a sanção do executivo, Dourados passa a ter uma data oficial dedicada a refletir sobre os direitos das pessoas com deficiência e neurodiversidade, além de homenagear aquelas que desempenham papel fundamental no cuidado e desenvolvimento de seus filhos.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.