Câmara autoriza desafetação de áreas para regularização fundiária em Itahum


A primeira sessão ordinária da Câmara de Dourados, após o recesso legislativo, aconteceu nesta segunda-feira (28). Os vereadores se reuniram para votar e discutir quatro projetos de lei e quatro projetos de decreto legislativo. Durante a sessão, foi aprovado em primeira discussão e votação, o Projeto de Lei 093/2025 de autoria do Poder Executivo, que autoriza o município a desafetar e proceder regularização fundiária nos imóveis do distrito de Itahum, conforme o Programa Lar Legal, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do estado de Mato Grosso do Sul.

O vereador Márcio Pudim (PSDB) explica que o projeto é específico para a região de Itahum, e vai regularizar a situação das famílias para que tenham a titularização da terra. “O Programa Lar Legal busca promover a regularização fundiária, valorização das moradias e, sobretudo, garantia da dignidade e segurança jurídica da população, bem como reduzir as ações judiciais, viabilizando a inclusão e justiça social à faixa mais vulnerável da população, e com a aprovação do projeto aqui na Câmara, as famílias que moram nas áreas específicas do projeto, poderão alcançar o sonhado título de regularização do imóvel”, afirma Pudim.

Os vereadores também aprovaram em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei Complementar nº 016/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a reestruturação administrativa da Fundação Municipal de Esportes de Dourados – FUNED, do Conselho Municipal de Esportes; o Projeto de Lei nº 089/2025, de autoria do Vereador Laudir Munaretto (MDB), que institui a “Feira da Literatura do Mato Grosso do Sul – FELIT-MS no Calendário Oficial de Eventos do Município de Dourados e dá outras providências; o Projeto de Lei nº 103/2025, de autoria do Vereador Daniel Junior (PP), que Declara de Utilidade Pública Municipal a Associação de Aircooleds e Carros Antigos de Mato grosso do Sul.

Já em única discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 055/2025, de autoria dos Vereadores Laudir Munaretto (MDB) e Karla Gomes (Podemos), que dispõe sobre a concessão do Título de Cidadão de Douradense ao Sr. Rilvan Daniel Barbosa, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados à comunidade; o Projeto de Decreto Legislativo nº 058/2025, de autoria dos Vereadores Infra – Assinados, que concede o Diploma de Jubileu de Porcelana à Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), alusivo aos 20 anos de sua criação; o Projeto de Decreto Legislativo nº 059/2025, de autoria da Vereadora Karla Gomes (Podemos), que dispõe a concessão do Título de Cidadão de Douradense ao Sr. Nelson Wilians Fratori Rodrigues, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados à comunidade e o Projeto de Decreto Legislativo nº 060/2025, de autoria do Vereador Sergio Nogueira (PP), que concede o Diploma de Jubileu de Ouro à Missão IDE – Integração, Despertamento e Evangelismo, alusivo aos 50 de sua criação.

A sessão pode ser assistida no canal da TV Câmara no Youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=X2o7LnftHvQ



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.