Campo Grande adota Viabilidade Automática da REDESIM e libera adesão imediata para 486 atividades econômicas – CGNotícias


Campo Grande passou a integrar o módulo de Viabilidade Automática do Sistema Integrar/REDESIM, consolidando um importante avanço na modernização da gestão pública e no estímulo ao ambiente de negócios. Com a adesão, o município dá um passo decisivo rumo à desburocratização e à promoção da liberdade econômica, garantindo mais agilidade, transparência e segurança jurídica para quem deseja empreender na capital de Mato Grosso do Sul.

A implementação do sistema permite que a análise de viabilidade para abertura de 486 tipos diferentes de CNPJ seja feita de forma 100% automática, sem a necessidade de avaliação manual por parte do poder público. Ao informar os dados da empresa e do local desejado, o próprio sistema consulta os parâmetros urbanísticos e ambientais, liberando o processo de forma imediata quando houver conformidade.

“O município de Campo Grande representa 42% das empresas ativas no Estado. A adesão da Prefeitura Municipal ao processo de Viabilidade Automática na abertura de empresas na Jucems é fundamental para a efetiva implementação da Lei de Liberdade Econômica em Mato Grosso do Sul”, comenta o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O presidente da Jucems, Nivaldo Domingos da Rocha, reforça. “Há muito tempo estávamos buscando beneficiar o usuário campo-grandense, que representa 40% do empresariado do estado de Mato Grosso do Sul. Ficam os nossos agradecimentos à Prefeitura e a todos que participaram de forma direta para a viabilização deste programa”, diz.

A medida está alinhada aos princípios da Lei da Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874/2019) e representa uma conquista para milhares de empreendedores que, a partir de agora, poderão abrir negócios totalmente de forma on-line, sem nenhuma burocracia e muito mais rapidez.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), Ademar Silva Júnior, frisa que hoje quase 500 atividades econômicas já estão mapeadas e aptas a serem contempladas com a funcionalidade. “Essa automatização coloca Campo Grande em outro patamar de competitividade, incentivando novos investimentos, geração de emprego e desenvolvimento sustentável”, complementa Silva Júnior.

Além da agilidade, a Viabilidade Automática também fortalece a segurança jurídica, um dos principais pilares para atrair investidores e estimular a formalização de negócios. O empreendedor agora tem clareza, previsibilidade e economia de tempo e recursos para dar início às suas atividades de forma legal e estruturada.

O consultor do Sebrae¸ Ruberlei Bulgarelli, explica que a medida faz parte de um processo que vai simplificar ainda mais e agilizar a abertura de empresas no município, que é o MS Agiliza Empresas. “Essa é a próxima etapa que estamos trabalhando, mas hoje nós temos que comemorar a viabilidade automática, porque é um avanço que o município de Campo Grande dá, simplificando e reduzindo o prazo de abertura dos empreendimentos considerados de baixo risco”, conclui.

Com a adesão ao sistema, Campo Grande se posiciona como uma cidade moderna, comprometida com o crescimento econômico e com a valorização de quem move a economia: o pequeno, médio e grande empreendedor. Participaram da ação RedeSim, JUCEMS, Sebrae, Agetec, Sefaz, SESAU, PLANURB e Semades.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.