O Batalhão de Choque da PMMS prendeu neste sábado (28), um homem de 31 anos que atuava no tráfico de drogas a partir do bairro Tiradentes, outras regiões da cidade e Estados. No local, o indivíduo mantinha em funcionamento uma espécie de laboratório voltado ao cultivo, preparo e comercialização de cogumelos alucinógenos da espécie Psilocybe cubensis, conhecidos como “cogumelos mágicos”.
Uma equipe do Batalhão de Choque foi acionada após um motoboy comparecer a uma delegacia com uma encomenda suspeita. Segundo o entregador, ao recolher um pacote no bairro Tiradentes e desconfiar do conteúdo, resolveu verificar e encontrou duas porções de cogumelos desidratados análogos à Psilocybe cubensis, além de dois bombons suspeitos.
Policiais foram ao endereço de onde partiu o pacote, sendo recebidos por uma adolescente de 17 anos, que disse estar cuidando da residência para o namorado. Durante a verificação no local, os policiais encontraram panelas de pressão industrial contendo potes de cultura de milho, além de outros recipientes com culturas em diferentes estágios de desenvolvimento, todos utilizados para o cultivo de cogumelos da espécie Psilocybe cubensis, popularmente conhecidos como cogumelos mágicos.
Também foram localizados 10 porções de cogumelos desidratados já embaladas para distribuição, três bombons supostamente preparados com a mesma substância, 13 cápsulas contendo material triturado análogo aos cogumelos, além de balanças de precisão, recipientes, embalagens e equipamentos de encapsulamento. Dois potes de grande volume com cogumelos desidratados e um computador ligado também foram encontrados no local.
Durante a ação, o responsável pela residência compareceu de forma espontânea e afirmou que cultiva, fraciona e comercializa cogumelos e produtos derivados para todo o território nacional, com vendas realizadas por meio do Instagram, WhatsApp e outras redes sociais. Ele declarou ainda que estuda o tema há cerca de seis anos e realiza experimentos para extração da substância DMT (dimetiltriptamina).
Foram apreendidos 23 volumes de cultivos, desde o estágio inicial até o avançado, análogos a substância do cogumelo psicotrópico PSILOCYBE CUBENSIS, totalizando 39 quilos; quatro volumes (2 de cultivos e 2 trufas) contendo a substância análoga ao cogumelo psicotrópico PSILOCYBE CUBENSIS (48g) e uma moto YAMAHA/MT03 ABS avaliada em R$ 27 mil. Segundo a polícia, o prejuízo ao crime é estimado em R$ 807 mil.