Chuva não desanima e mais de 100 estudantes indígenas disputam semifinal no Estrela do Sul


O campeonato está na sua 3ª edição e reúne times de municípios de Miranda, Aquidauana, Bodoquena, Sidrolândia, Dourados e Campo Grande

Reunindo mais de 120 jovens atletas, é palco mais uma vez do Torneio de dos Jovens das Comunidades Indígenas. Em sua 3ª edição, o campeonato reúne times de municípios de Miranda, Aquidauana, Bodoquena, , Dourados e Campo Grande.

O jogo acontece pela parceria do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região e o MPT-MS (Ministério Público do Trabalho em ), pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, cujo objetivo é incentivar a permanência na escola por meio do esporte e combater a exploração da mão-de-obra infantil, além de afastar os atletas do consumo de drogas e álcool.

Final do campeonato

O final do torneio acontece na manhã deste domingo (28), na Praça do Estrela do Sul. Na semifinal, o time Sidrolândia Terena venceu de 2X1 o time Campo grande Terena. Já para o primeiro lugar, disputam Aquidauana Terena contra Miranda Terena.

João de Deus Gomes de Souza, desembargador do TRT (Pietra Dorneles / Jornal Midiamax)

“O objetivo é exatamente o combate ao trabalho infantil no sentido da aprendizagem. Então são meninos de 15, 16 anos que participam desse torneio. E a exigência é que estejam nas escolas”, explicou o Desembargador do TRT, João de Deus Gomes de Souza.

Nos anos anteriores, o campeonato reuniu cerca de 416 atletas e 110 membros da comissão. Por outro lado, neste ano, o número de participantes diminuiu pela metade, com 120 atletas e 30 membros da comissão.

“Fora da aldeia tem um mundo também”

Além de incentivar os estudos e a prática de um esporte em grupo, o Torneio permite que os atletas vivenciem experiências além das aldeias. “É importante a gente jogar, representar a nossa comunidade. Mas o mais importante é que a gente sai da aldeia, entende que existe um mundo fora da aldeia”, disse o atleta Telso Figueiredo.

Telso Figueiredo, atleta (Pietra Dorneles / Jornal Midiamax)

O jovem José Santana concorda com o colega e, acrescenta, que além da vivência no campeonato, o Torneio é uma oportunidade de visibilidade dos atletas. “Dá mais visibilidade para nós, e dá mais ‘rodagem’ para os guris também, para eles terem mais experiência e vivenciar as coisas de fora”, conta.

José Santana, atleta(Pietra Dorneles / Jornal Midiamax)

Dinheiro de multas é usado para custear o Torneio

Para custear os gastos durante o Torneio, são repassados os valores de multas pagas por pessoas que descumprem leis trabalhista e, por meio de convênio, o dinheiro é destinado ao TRT, que fica responsável pela compra de materiais, uniforme, além de hospedagem e alimentação dos atletas.

Do mesmo modo, o suporte acontece também durante o ano, para que todos tenham o material necessário para os treinamentos.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!





Veja Matéria Completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.