Com agenda propositiva para os deficientes, Papy recebe Associação Pantanal dos Surdos de MS – Câmara Municipal de Campo Grande


01.07.2025 · 3:37 · Vereador Papy

A agenda do vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, presidente da Câmara de Campo Grande, desta terça-feira (1º), foi dedicada à causa das pessoas com deficiência, marcada por visitas de entidades e pautas para garantir direitos desse público.

Primeiro, Papy recebeu integrantes da Associação Pantanal dos Surdos de Mato Grosso do Sul que apresentaram algumas reivindicações para melhorar a atuação da instituição. “Recebendo na Câmara Municipal de Campo Grande, representantes da Associação Pantanal dos Surdos que pediram nosso apoio para procurar por uma sede, também querem aumentar a inclusão social dos surdos nos estabelecimentos da cidade e pediram apoio para os campeonatos esportivos aqui na Capital”, explicou.

Além desse encontro com os representantes da Associação dos Surdos, o presidente participou da sessão ordinária, em que uma das pautas estava o veto do Executivo ao Projeto de Lei 11.796/25, que foi derrubado por unanimidade pelos vereadores. Assim, foi mantida a proposta que busca garantir recurso para compra de fraldas, remédios ou alimentos especiais a pessoas com deficiência. Segundo a proposta, a prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, poderá cumprir as ordens judiciais mediante depósito judicial até o limite de R$ 12,5 mil.

O projeto da vereadora Luiza Ribeiro, e dos vereadores Marquinhos Trad, Ronilço Guerreiro e Jean Ferreira, tem o objetivo de atender a demanda apresentada por mães atípicas, que têm enfrentado várias dificuldades para receber os itens que os filhos necessitam. Uma comissão dessas mães acompanhou a votação na Casa de Leis.

O presidente da Casa de Leis ressaltou que o “projeto cria uma possibilidade de solução para esse grave problema das compras de fraldas e dietas para as crianças com deficiência”, lembrando que a situação vem se arrastando há algum tempo. “A esperança é algo que alimenta nosso espírito, a nossa alma e nos fortalece para continuar lutando. Quem tem uma pessoa com deficiência na sua família tem muitas dificuldades, desafios. Então, com certeza, é um fôlego a mais para essas mães que lutam tanto”, disse.

Uma reunião deve ser agendada entre Executivo e as mães das crianças com deficiência para definir as compras dos itens. Lilidaiane Ricalde, uma das mães atípicas presentes hoje na Câmara, destacou que a derrubada do veto representa esperança.

“É muito cansativo para nós estarmos sempre buscando um direito que já está garantido, inclusive por força de liminar, e não sermos atendidas. A gente bate nas portas e parece que ninguém liga para isso, parece que não tem ninguém nos escutando. Então, quando essa porta aqui se abre, quando eles param para nos ouvir, quando eles entendem a gravidade da nossa demanda e ficam a nosso favor, isso é um acalento para nós”, afirmou.

Assessoria de Imprensa do vereador 



Veja Matéria Completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.