Começam as oitivas da CPI do Transporte Coletivo de Campo Grande


29.04.2025 · 7:37 · Vereador Dr. Lívio






Clique na imagem para ver a galeria completa

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte Coletivo de Campo Grande deu início às oitivas nesta segunda-feira (28), com o depoimento da engenheira civil e mestre em mobilidade urbana, Lúcia Maria Mendonça Santos. A sessão, realizada por videoconferência, teve duração de aproximadamente duas horas.

De acordo com o presidente da CPI, vereador Dr. Lívio, esta etapa da investigação ouvirá especialistas em transporte público e mobilidade urbana, além de agentes públicos responsáveis pela fiscalização do setor, como representantes da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e da Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande), incluindo atuais e ex-diretores. Após esta fase, será a vez de dirigentes do Consórcio Guaicurus.

Durante sua fala, a professora Lúcia Maria destacou que é dever legal da prefeitura a fiscalização do que foi pactuado no contrato e que ela não pode permitir que ônibus sejam retirados de linhas, por exemplo. “Tem que ter gestão, fiscalização e planejamento {…}Os empresários fazem o que a prefeitura permite.”, disse.

Para o vereador Dr. Lívio, as informações trazidas pela especialista foram muito importantes, principalmente sobre o papel de fiscalização da gestão da Prefeitura sobre o Consórcio.

“Quando a Prefeitura tem controle sobre as receitas, os custos dos serviços, o número de usuários, as linhas operadas, os dados do sistema de bilhetagem e a quantidade de pessoas atendidas, ela consegue administrar melhor os recursos e fiscalizar o Consórcio, aplicando cobranças ou punições caso alguma obrigação não seja cumprida.”

A oitivas acontecerão todas segundas e quartas-feiras, no período da tarde. Quando houver duas audiências, duas pessoas, vão ser ouvidos da 13h às 15h, a primeira, e das 15h às 17h, a segunda. Quando houver só uma, será iniciada às 14h, aberto para imprensa. A transmissão será gravada e transmitida pelas redes sociais. Não haverá oitiva na próxima quarta-feira (30) tendo em vista que alguns membros não poderão participar.

Até o dia 28 de abril, a ouvidoria já recebeu 447 denúncias de usuários do transporte coletivo e  as demandas podem ser feitas pelo Telefone: 3316-1514; pelo formulário através do site da Câmara ou pelo E-mail cpitransporte@camara.gov.br

Confira o calendário das oitivas no link:

CLIQUE AQUI

Assessoria de Imprensa do Vereador



Veja Matéria Completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.