Complicações do diabetes: entenda principais riscos de não cuidar do quadro


A atriz Michelle Trachtenberg, que faleceu em 26 de fevereiro em Manhattan, teve a causa do óbito revelada na quarta-feira (16): complicações de diabetes mellitus, segundo informou um porta-voz do Instituto Médico Legal da cidade de Nova York à CNN.

Trachtenberg, mais conhecida por aparições em “Harriet, a Espiã”, “Buffy, a Caça-Vampiros e “Gossip Girl”, faleceu aos 39 anos e não se sabe se possuia diabetes tipo 1 ou tipo 2.

Quais são as principais complicações do diabetes?

O diabetes é causado por uma insuficiência na produção de insulina pelo pâncreas (tipo 1) ou pela dificuldade de uso da insulina produzida pelo corpo (tipo 2). Em ambos os casos, a doença não tratada leva ao acúmulo de glicose na corrente sanguínea, o que pode causar danos em diferentes regiões do corpo, como:

  • Cérebro, causando acidente vascular cerebral;
  • Olhos (retinopatia diabética), causando cegueira;
  • Coração, causando ataque cardíaco;
  • Rins (nefropatia diabética), causando doença renal crônica;
  • Nervos (neuropatia diabética), causando diminuição da sensibilidade nos pés;
  • Ouvidos causando a perda da audição.

A neuropatia diabética, por exemplo, pode levar à úlcera de pés diabéticos (UPD) que, em 85% dos casos, precede a amputação. Um milhão de indivíduos com diabetes mellitus sofre uma amputação em todo mundo.

Por isso, é importante evitar que o quadro chegue a este ponto. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, a prevenção de complicações inclui a educação sobre o assunto tanto de pacientes como de seus cuidadores e até mesmo de equipes médicas.

*Com informações de Lucas Rocha, da CNN

Alimentação e diabetes: veja o que pode comer e o que deve ser evitado



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.