Conferência Regional de Direitos Humanos aprova 30 propostas para evento estadual – CGNotícias


A criação de um banco de dados integrado entre as gestões municipal, estadual e federal, além de outras 30 propostas para o fortalecimento das políticas públicas dos Direitos Humanos na Capital foram as principais diretrizes elencadas na 7ª Conferência Regional de Direitos Humanos de Campo Grande e Região. As propostas serão encaminhadas para discussão em evento estadual previsto para ocorrer neste semestre.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) e reuniu 111 participantes de diversos setores, incluindo representantes do poder público, sociedade civil e organizações sociais. Entre as propostas destacadas, está a criação de um banco de dados integrado entre os níveis municipal, estadual e federal. A iniciativa visa concentrar informações essenciais para melhorar o atendimento nas áreas de saúde, educação e assistência social, facilitando o acolhimento da população e otimizando o acesso aos serviços públicos, além de garantir maior efetividade nas políticas intersetoriais.

Durante a Conferência, que teve como tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos a todas as pessoas”, foram eleitos 24 delegados de representação governamental, sendo 19 do Poder Executivo. O objetivo é promover o diálogo, o fortalecimento de políticas públicas e a construção de propostas que contribuam para o enfrentamento das violações de direitos e para a ampliação da cidadania.

Fortalecimento de políticas

A superintendente de Direitos Humanos da SAS, Priscilla Justi destacou a importância do tema. “Falar de direitos humanos é falar do que dá sentido ao nosso trabalho, do cuidado, do respeito e da dignidade. Essa política conecta todas as áreas, como saúde, educação, cultura e segurança, e é fundamental para que as outras políticas tenham mais sentido”, afirmou Priscilla, que reforçou o compromisso da equipe da SAS na execução das políticas públicas para o setor.

Já o secretário de Políticas de Direitos Humanos do Estado, Bem-Hur Ferreira, abordou os desafios na construção das políticas e enalteceu a história dos ancestrais quilombolas no Estado. “Não posso deixar de ressaltar o trabalho de pessoas que ao longo dos anos batalham pelos Direitos Humanos no Estado e lutam para garantir mais recursos para realizar eventos como esse. É um tema muito importante que a sociedade precisa se envolver mais para que as políticas avancem”, declarou.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, também destacou a necessidade de maior envolvimento da comunidade na execução das ações. “Precisamos estar próximos, trabalhar juntos e passar essa energia de solidariedade. Quando unimos forças, conseguimos resultados mais efetivos na luta por direitos iguais e justiça social”, afirmou.

O evento também contou com apresentações culturais que valorizaram a cultura afrodescendente do Estado e uma palestra magna ministrada pelo professor doutor em Antropologia, Diógenes Egídio Cariaga, que fez um histórico sobre a evolução das políticas públicas e legislação voltada para os Direitos Humanos no País, destacando a importância da Educação para o avanço das ações governamentais e conscientização da população.

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra autoridades compondo a mesa e a imagem interna é de uma apresentação que ocorreu durante o evento.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.