Conferências Livres fortalecem participação comunitária e elencam propostas para evento municipal – CGNotícias


Com a participação de lideranças, usuários e representantes de entidades, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) encerrou, esta semana, as Conferências, que têm o objetivo de levantar propostas para a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência” e ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho na Universidade Uniderp.

Os eventos foram realizados em Cras das sete regiões de Campo Grande para debater o tema apresentado e levantar as propostas que serão encaminhadas ao evento principal, além de servirem como um momento de reflexão e avaliação sobre como vem ocorrendo as políticas públicas do setor.

Além de reunir representantes da sociedade, as conferências também contam com a participação de diferentes gestores, trabalhadores de diversos níveis, e, em especial, movimentos e fóruns de usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“A escuta e a participação de todos, são fundamentais para a análise, proposição, construção, avaliação e consolidação desta política pública em Campo Grande, especialmente no contexto do Sistema Único de Assistência Social e de sua gestão democrática e participativa. São momentos estratégicos para refletir e avaliar coletivamente os avanços alcançados, identificar desafios e formular propostas que garantam o fortalecimento do SUAS diante de diferentes conjunturas”, pontuou a secretária-adjunta de Assistência Social e Cidadania, Inês Mongenot, durante a realização da última Conferência Livre, no Cras Vida Nova.

Em todos os eventos, os participantes foram divididos em grupos para a elaboração das propostas, discutidas com base em eixos temáticos, abordando temas como financiamento, benefícios socioassistenciais e controle social.

Marcando presença pela segunda vez das Conferências Livres, a dona de casa Ivone Oliveira, participante do grupo de idosos do Cras Vida Nova, disse que seu grupo debateu melhorias de infraestrutura para a região e para a aldeia localizada no território, onde moram 40 famílias. “É muito bom para nós, porque a gente tem oportunidade de falar, de responder, de perguntar e de pedir alguma coisa também. Eu gostei, foi maravilhoso porque eu não tenho estudo, então eu gosto de ouvir, de aprender coisas novas”, disse.

Também com foco na infraestrutura do bairro, a dona de casa Kezia Domingos dos Santos contribuiu com sugestões direcionadas à iluminação e saneamento básico da região. “Foi a minha primeira vez e achei muito interessante, nunca tinha participado, nunca tinha ido, não sabia que tinha essa reunião em dois a cada dois anos, mas foi muito interessante eu poder participar, dar as minhas opiniões e contribuir para a melhoria do meu bairro”, ressaltou.

Após as considerações de cada grupo, as sugestões são reunidas para encaminhamentos no evento de junho. O objetivo é avaliar a política de assistência social e definir diretrizes para o Suas nos próximos dois anos, subsidiando diagnósticos da realidade territorial e local, identificando dificuldades e situações de desproteção social, além de contribuir para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.

Oportunidade única

De acordo com a superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues, em 2025, o marco dos 20 anos do SUAS oferece uma oportunidade singular para revisitar a trajetória, reafirmar seus princípios, diretrizes e planejar o futuro à luz das necessidades e demandas no campo da proteção social.

“O processo conferencial é um percurso privilegiado de diálogo democrático e participação social, onde sua realização demonstra o compromisso do município com a transparência, governança e com a gestão democrática, além de fortalecer o controle social e a responsabilidade dos gestores com as pessoas”, frisou.  

Confemas

As conferências de Assistência Social acontecem a cada dois anos e tem como objetivo, criar um espaço democrático de discussão e avaliação de preposição das prioridades para as políticas públicas com a participação dos diversos representantes do governo e da sociedade civil organizada.

A última Conferência aconteceu em 2023 e teve como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos” e teve como foco cinco eixos, que abordaram desde financiamento para a garantia dos direitos socioassistenciais até a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.

“As Conferências Livres são um espaço para que a sociedade civil, usuários, trabalhadores, entidades sociais e outros interessados, possam participar da discussão e tomada de decisões sobre a política pública de assistência social. É um momento importante de reflexão para garantir que a política de assistência social atenda às necessidades e demandas da população e que contribua de forma efetiva com a garantia dos direitos sociais”, concluiu a secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento. 





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.