Conheça a carreira da cantora Nana Caymmi


A cantora Nana Caymmi, que fez sucesso na década 1960, é considerada uma das grandes vozes do país. Ela ficou conhecida ao interpretar sucessos como “Resposta ao Tempo”, “Não se Esqueça de Mim” e “Suave Veneno”.

Nana Caymmi morreu nesta quinta-feira (1º) aos 84 anos. Ela estava internada há 9 meses.

Quem foi Nana Caymmi?

Nana Caymmi nasceu em 29 de abril de 1941, filha do compositor Dorival Caymmi com a cantora Stella Maris. Dorival ficou conhecido por composições clássicas como “O que é que a Baiana Tem”, “Maracangalha” e “Saudade de Itapoã”.

Ela começou sua carreira ao participar da faixa “Acalanto” do pai em um dueto. Dorival compôs a música como uma canção de ninar para a filha.

 

O primeiro disco da cantora foi lançado em 1965, com o nome “Nana”. Segundo o Instituto Memória Musical Brasileira, Nana gravou 31 álbuns de estúdio e três projetos em DVD.

Em 1966, ela venceu a fase nacional da primeira edição do Festival Internacional da Canção, no Rio de Janeiro, ao cantar a faixa “Saveiros”, do irmão Dori Caymmi com Nelson Motta. Junto com Dori, ela chegou a fazer turnês.

Durante a década de 1960, ela ficou ainda mais conhecida e fez aparições em programas de televisão com outras celebridades da época, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Toquinho e Maria Bethânia.

O poder da voz de Nana Caymmi foi reconhecido em 1976, quando ela recebeu o Troféu Villa-Lobos de Melhor Cantora do Ano, pela Associação Brasileira de Produtores de Disco.

Ao longo de sua carreira, Nana Caymmi foi indicada a quatro Grammys Latinos. Ela ganhou em sua primeira indicação, em 2004, pelo álbum “Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo”, na categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode.



Veja matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.