Deputado do PT pede a Gonet extradição e prisão de Eduardo Bolsonaro


Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado federal Reimont (PT), encaminhou ofício ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitando a prisão e extradição de Eduardo Bolsonaro. Segundo o documento, Eduardo teria cometido “ações e declarações atentatórias ao Estado Democrático de Direito e à soberania nacional”.

Reimont menciona três condutas específicas atribuídas ao parlamentar: a articulação com o governo Trump para impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros; a disseminação de “discursos golpistas” nos Estados Unidos, nos quais o deputado classificaria o Brasil como uma “ditadura comunista”; e a suposta participação nos planos de golpe de Estado revelados pela operação Tempus Veritatis da Polícia Federal.

O ofício afirma que “a democracia foi salva de um colapso institucional que Eduardo Bolsonaro explicitamente buscava” e que suas ações configurariam, em tese, crimes previstos na Lei do Estado Democrático de Direito, como “abolição violenta do Estado Democrático”, “golpe de Estado” e “incitação pública à ruptura institucional”.

Reimont pede que, caso haja justa causa, o STF decrete a prisão preventiva do deputado, considerando os “riscos concretos de reiteração criminosa e fuga”, e solicita a “formalização de pedido de extradição ativa junto ao governo dos Estados Unidos”. O parlamentar argumenta que “a imunidade não protege atos que atentam contra a ordem constitucional”.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.