Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana


Os deputados estaduais de aprovaram 11 projetos na última semana, como o aumento salarial de 5,06% aos servidores públicos estaduais. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Foram aprovados três projetos na sessão ordinária da última terça-feira (6). Em primeira discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 130/2024, que assegura aos indivíduos afetados pela Síndrome de Von Recklinghausen, conhecida como neurofibromatose, os mesmos direitos legalmente reconhecidos às pessoas com deficiência. A proposta é do deputado Junior Mochi (MDB).

Os parlamentares também aprovaram o Projeto de Lei 22/2025, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que reconhece o “cordão de fita com desenhos de borboletas e/ou laços na cor roxa” como símbolo de identificação de pessoas com Fibromialgia no Estado de Mato Grosso do Sul. O texto prevê a inserção do respectivo cordão nas placas que sinalizam o atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados e assegura o assento preferencial para as pessoas diagnosticadas com a doença.

Em segunda discussão, os deputados aprovaram a ampliação do quadro de juízes auxiliares da capital de oito para nove magistrados, por meio do Projeto de Lei 45/2025, do Poder Judiciário.

Doação de imóvel

Deputados em sessão. Imagem ilustrativa. (Divulgação )

Dois projetos foram aprovados na Ordem do Dia da última quarta-feira (7). Em primeira discussão, os parlamentares autorizaram que o Estado de Mato Grosso do Sul faça a doação, com encargos, ao Município de , o imóvel urbano e as construções de sua propriedade. O Poder Executivo é o autor do PL. 

Os deputados também aprovaram, em única discussão, o Projeto de Lei 284/2024 que declara de Utilidade Pública Estadual a Associação Sistema de Integração Ambiental do Cerrado, tendo como nome fantasia Cutia do Cerrado, com sede em . O deputado Paulo Duarte (PSB) é o autor da proposta.

Aumento de salário

Os deputados estaduais aprovaram cinco projetos na última sessão da semana, na quinta-feira (8). O destaque foi para o aumento de 5,06% sobre o vencimento-base ou subsídio para os servidores públicos estaduais. O Projeto de Lei 103 de 2025 foi aprovado em primeira discussão. 

Os parlamentares aprovaram, em primeira discussão, o Projeto de Lei 86 de 2025, do Poder Executivo, que altera as Leis 1.102 de 1990, 3.150 de 2000 e 3.545 de 2008. As mudanças inserem no Estatuto do Servidor Público todos os benefícios que passaram a ser estatutários com a reforma previdenciária.

O texto também estende o direito à licença-maternidade às servidoras que enfrentaram perda gestacional, ajusta a alíquota da contribuição patronal relativa aos planos de saúde organizados à categoria de servidores e estabelece um quadro de cargos em comissão na Ageprev (Agência de Previdência Social).

Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Lei 23 de 2025, que declara a Utilidade Pública da ONG Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena, localizada no município de Jardim. O autor é o deputado Renato Câmara (MDB).

Em segunda discussão, os parlamentares aprovaram o PL 106 de 2024, do deputado Junior Mochi (MDB), que institui o Dia Estadual dos Agentes de Segurança Viária, a ser comemorado, anualmente, em 16 de maio.Por fim, também foi aprovado o Projeto de Lei 232 de 2024, do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que cria a Campanha Salve uma Criança em Mato Grosso do Sul.

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.





Veja Matéria Completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.