Uma operação conjunta da Polícia Civil do Distrito Federal, com o apoio do SIG/NRI de Dourados, desarticulou uma organização criminosa que operava um sofisticado esquema de pirâmide financeira disfarçado de investimentos online. A ação, nomeada “Operação EBDOX”, investiga um grupo que causou prejuízos de mais de R$ 1 bilhão em todo o Brasil.
A Polícia Civil de Dourados teve um papel fundamental na investigação, auxiliando na coleta de informações e no cumprimento de mandados na região. O esquema, liderado por indivíduos de nacionalidade chinesa, atraía investidores brasileiros para uma plataforma chamada EBDOX, prometendo retornos financeiros exorbitantes. No entanto, quando as vítimas tentavam sacar o dinheiro, encontravam taxas abusivas e bloqueios, até que a plataforma saía do ar.
O dinheiro movimentado pelo grupo era “lavado” por meio de transações com criptomoedas, créditos de carbono e até mesmo exportações de alimentos de Boa Vista (RR) para a Venezuela.
A operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão temporária em diversas cidades do país, incluindo Dourados, São Paulo, Guarujá, Boa Vista, Curitiba e Entre Rios. Os suspeitos serão responsabilizados pelos crimes de estelionato (fraude eletrônica), organização criminosa e lavagem de capitais.