Desarticulado esquema de pirâmide financeira que movimentou R$ 1 bilhão em fraudes


Uma operação conjunta da Polícia Civil do Distrito Federal, com o apoio do SIG/NRI de Dourados, desarticulou uma organização criminosa que operava um sofisticado esquema de pirâmide financeira disfarçado de investimentos online. A ação, nomeada “Operação EBDOX”, investiga um grupo que causou prejuízos de mais de R$ 1 bilhão em todo o Brasil.

A Polícia Civil de Dourados teve um papel fundamental na investigação, auxiliando na coleta de informações e no cumprimento de mandados na região. O esquema, liderado por indivíduos de nacionalidade chinesa, atraía investidores brasileiros para uma plataforma chamada EBDOX, prometendo retornos financeiros exorbitantes. No entanto, quando as vítimas tentavam sacar o dinheiro, encontravam taxas abusivas e bloqueios, até que a plataforma saía do ar.

O dinheiro movimentado pelo grupo era “lavado” por meio de transações com criptomoedas, créditos de carbono e até mesmo exportações de alimentos de Boa Vista (RR) para a Venezuela.

A operação cumpriu 21 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão temporária em diversas cidades do país, incluindo Dourados, São Paulo, Guarujá, Boa Vista, Curitiba e Entre Rios. Os suspeitos serão responsabilizados pelos crimes de estelionato (fraude eletrônica), organização criminosa e lavagem de capitais.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.