Dia dos Povos Originários: Papy homenageia Azambuja e presidente do Conselho Municipal


24.04.2025 · 7:32 · Vereador Papy

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, homenageou, na Sessão Solene desta quarta-feira (23), o administrador da Funai (Fundação Nacional Indígena), Lisio Lili, e o ex-governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja, em Comemoração do Dia Municipal da Consciência dos Povos Originários.

Lisio Lili integra o Movimento dos Povos Indígenas e presidente do Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande (CMDDI/MS).

Mas Lili já foi vereador, Secretário Municipal de Agricultura, Secretário Municipal de Serviços Urbanos e assessor na Câmara Municipal de Aquidauana. Também atuou como delegado regional da Funai, além de chefe do Posto Indígena “Alves de Barros” e “Pilad Rebuá” e administrador regional da Funai.

O outro homenageado foi o ex-governador Reinaldo Azambuja Silva, que não participou e foi representado por Isadora Barbosa. Já no primeiro ano à frente do Estado criou a Subsecretaria de Políticas Públicas para os Povos Originários.Também durante a sua gestão, Mato Grosso do Sul alcançou a marca de segundo estado do País a elaborar um plano específico de Políticas Públicas para os povos indígenas. Segundo a proposta, o objetivo é promover e proteger os direitos indígenas.

A solenidade foi proposta pela vereadora Luiza Ribeiro, presidente da Comissão Permanente das Causas Indígenas. Segundo os Decretos Legislativos 2612/21 e 949/06, o Prêmio Domingos Veríssimo Marcos é concedido a todas as pessoas físicas ou jurídicas que têm como o principal trabalho a luta pela defesa dos povos originários.

Domingos Veríssimo
Domingos Veríssimo Marcos nasceu na Aldeia do Bananal, em Aquidauana, em 4 de agosto de 1926 e faleceu em 26 de agosto de 2005. O homenageado fez três graduações: Filosofia, Letras e Física. Além disso, dominava os idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, japonês, português, espanhol, terena, guató e Kadiwéu.

Fez parte da 1ª turma do curso de Magistério Bilíngue, formando professores indígenas e foi o primeiro coordenador da União das Nações Indígenas (UNI), lutando pelas cotas para os indígenas nas universidades, entre outras ações.

FOTO: Eliza Mustafa/ Assessoria

Assessoria de Imprensa do Vereador 



Veja Matéria Completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.