Dourados terá Prefeitura Refis da Habitação para quitar dívidas e garantir escritura de casas populares


O prefeito de Dourados, Marçal Filho, sancionou nesta sexta-feira (12) a Lei Municipal que institui o programa “Você em Dia com seu Lar”, criado para auxiliar famílias moradoras de conjuntos habitacionais populares a quitarem dívidas com as parcelas dos imóveis e, ao final, receberem a escritura definitiva do imóvel. A iniciativa será executada pela Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab) e contempla parcelas vencidas, com juros, multas e correções, além de débitos que já tenham sido objeto de negociações anteriores.

O programa, sancionado pelo prefeito Marçal Filho durante agenda na Agência Municipal de Habitação (Agehab), concede descontos progressivos nos encargos de acordo com a forma de pagamento. Para quem quitar à vista, haverá 100% de abatimento em juros e multas. No parcelamento, os descontos variam de 95% para até três parcelas, 80% para quatro a seis parcelas, 70% para sete a 12 e 50% para 13 a 24.

O valor principal da dívida não sofre redução, mas a medida permite que famílias que deviam, por exemplo, R$ 11 mil, consigam regularizar a situação pagando cerca de R$ 2 mil, com possibilidade de parcelamento, explicou o secretário Municipal de Habitação, Eder Felipe Souza Lima. Ele diz que cerca de 1.300 famílias estão aptas a serem beneficiadas.

A adesão ao programa ocorre mediante a assinatura de um Termo de Adesão junto à Agehab, que detalha os valores, prazos e condições. A formalização se dá com o pagamento à vista ou da primeira parcela. Os pagamentos devem ser mensais, iguais e sucessivos, com início 30 dias após a assinatura do termo. O benefício é concedido apenas uma vez por imóvel.

Caso haja inadimplência de três parcelas, consecutivas ou não, ou atraso superior a 90 dias no pagamento, o parcelamento é automaticamente cancelado e as dívidas passam a ser corrigidas pela taxa Selic, acrescida de 1% de juros ao mês.

Após a quitação integral, a Agehab autorizará a emissão da Certidão de Regularização Fundiária (CRF), que será enviada ao cartório para a expedição da escritura definitiva, caso o imóvel ainda esteja em nome do beneficiário inicial. Se o imóvel estiver em posse de outro titular, será instaurado processo de regularização fundiária, conforme a legislação, com análise documental e enquadramento nas modalidades Reurb-S ou Reurb-E.

De acordo com o prefeito Marçal Filho, o programa representa uma oportunidade para as famílias conquistarem segurança jurídica e cidadania. “Com este programa, você vai poder quitar suas dívidas de forma facilitada e receber a escritura definitiva do seu lar”, afirmou. O secretário de Habitação, Éder Felipe Souza Lima, destacou o caráter inovador da medida, que garante a titulação imediata após a quitação, encerrando uma espera de anos para muitas famílias de Dourados.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.