Elevador da Glória: alemão dado como morto sobreviveu ao acidente


A Polícia Judiciária de Portugal informou, nesta sexta-feira (5/9), que um cidadão alemão, que havia sido dado como uma das vítimas mortas do acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, na verdade, está vivo e internado no Hospital de São José. Ele estava acompanhado da família: a esposa e um menino, de 3 anos.

A família é alemã, de Hamburgo. A criança está ferida e internada no Hospital de Santa Maria, em estado crítico. A esposa também se machucou e segue hospitalizada.

Pelo menos 16 pessoas morreram e 21 ficaram feridas após o bonde descarrilar e se chocar contra um prédio na quarta-feira (3/9). Há três brasileiros entre os feridos.


O que aconteceu

  • A atração turística Elevador da Glória, uma espécie de bonde que vai da Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, em Lisboa, descarrilou e se chocou contra um prédio nessa quarta-feira (3/9).
  • Ao menos 16 pessoas morreram e 21 ficaram feridas.
  • Imagens mostram que o bondinho tombou em um local onde o trilho faz uma curva e ficou gravemente danificado, com suas laterais e parte superior amassadas.
  • De acordo com testemunhas que falaram com a mídia local, o bondinho desceu a ladeira aparentemente fora de controle e colidiu com um prédio.

Segundo o jornal SIC Notícias, os avós da criança foram de Hamburgo a Portugal para reclamar o corpo do pai, mas, ao chegarem ao Instituto de Medicina Legal, descobriram que o alemão não estava entre os corpos da autópsia.

A polícia afirmou que “o cidadão alemão dado, ontem, como sendo uma das vítimas mortais, veio a apurar-se, durante a noite, que se encontra internado no Hospital de São José”.

Até o momento, a família permanece internada.

A polícia confirmou as nacionalidades das 16 vítimas, após elas passarem pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses:

  • 5 portugueses
  • 3 britânicos
  • 2 sul coreanos
  • 2 canadenses
  • 1 suíço
  • 1 ucraniano
  • 1 americano
  • 1 francês

O Ministério Público e a Polícia Judiciária de Lisboa abriram investigações para apurar as razões que levaram ao capotamento do funicular da Glória, que liga a Praça do Rossio aos bairros Alto e Príncipe Real.

1 de 3

Consulado do Brasil em Portugal diz que há um brasileiro entre os feridos

Reprodução/Redes sociais

2 de 3

Imagens mostram que o bondinho tombou em um local onde o trilho faz uma curva e ficou gravemente danificado

Reprodução/Redes sociais

3 de 3

Governo brasileiro lamenta tragédia no Elevador da Glória em Portugal

Reprodução/Redes sociais

Segundo informações preliminares, ao fazer uma curva, um dos cabos de tração do veículo teria se soltado, fazendo com que o bonde descarrilasse e batesse contra um prédio.

O prefeito de Lisboa, Carlos Moedas, lamentou “uma tragédia que nunca aconteceu” na cidade. O clima no bairro do acidente era de tristeza: turistas, moradores e curiosos acompanharam os trabalhos das equipes de resgate. Muitos afirmaram nunca ter visto nada parecido.



Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.