Em 4 dias, 71 pinguins são encontrados mortos em praias de São Paulo


Ao longo dos três primeiros dias de julho e até a manhã desta sexta-feira (4/7) já foram contabilizados 71 pinguins mortos nas praias do litoral de São Paulo. Outros sete foram encontrados vivos e estão em tratamento.

Os dados são do Instituto Argonauta, responsável por monitorar a espécie na região e promover resgates, reabilitação e reinserção dos animais no meio ambiente. Os bichos em óbito foram recolhidos e enviados para avaliação com o objetivo de investigar a causa.

Pinguim morto - Metrópoles

Temporada de pinguins no litoral paulista

  • O mês de julho marca o início da temporada de ocorrências de pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) no litoral norte de São Paulo.
  • Originária da Patagônia, a espécie costuma aparecer na região entre os meses de junho e setembro, na rota migratória anual em busca de alimento e águas mais quentes.
  • Neste ano, os primeiros registros foram realizados pelas equipes de campo do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado pelo Instituto Argonauta na região.

Segundo o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, as mortes de pinguins no litoral sudeste são um fenômeno natural. No entanto, a atenção especializada é necessária.

Leia também

“A temporada de pinguins é um momento importante para reforçarmos o cuidado com a fauna marinha. Quando um animal aparece na praia, é fundamental que ele não seja manipulado pela população. Acione as equipes técnicas que saberão como proceder. O Instituto Argonauta, por meio do PMP-BS, está atento e preparado para dar o suporte necessário”, explicou, em nota, o especialista.

Ao ver um animal marinho debilitado em praia, ligue 0800-642-3341.





Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.