Envelhecimento da população aumenta a necessidade de Home Care


O Brasil está envelhecendo. De 2000 a 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros com 60 anos ou mais passaram de 15,2 milhões para 33 milhões. E, conforme projeção da fundação pública, o país pode ter 75,3 milhões de idosos em 2070, quando eles chegarem a 37,8% do total da população. Essa nova realidade impacta diretamente nos serviços de saúde.

Acompanhando esse contexto, a assistência domiciliar, mais conhecida como Home Care – serviço que complementa as intervenções hospitalares e/ou ambulatoriais -, também apresentou crescimento no Brasil.

Só em 2020, com o início da pandemia, a busca pela assistência domiciliar aumentou em 35%. Mesmo antes, o número de empresas de atendimento e internação domiciliar passou de 676, em junho de 2018, para 830 em dezembro de 2019, um aumento de 22,8%.

De acordo com o Censo da Atenção Domiciliar do Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) 2021 e 2022, o setor é responsável por mais de 100 mil postos de trabalho e pelo atendimento de quase 346 mil pacientes por ano; sendo os idosos a maior parcela desse total.

Por isso, buscar um atendimento domiciliar de qualidade e humanizado para aqueles com mais idade na família é uma verdadeira obrigação; e para os demais, pode ser um salva-vidas em momentos de necessidade.

Há 12 anos no mercado, a YSM Health Care se destaca no cuidado de idosos tanto no próprio lar quanto em hospitais com atendimento especializado, oferecendo serviços de enfermagem, medicações via oral e endovenosa, banhos e higienização. Tudo com total conforto e segurança.

Sempre buscando tornar os pacientes em verdadeiros amigos para oferecer um atendimento personalizado e eficaz a cada um. “Para mim, um dos maiores feitos de uma empresa da área da saúde é quando um paciente sorri para a gente e nos agradece porque está feliz com o resultado”, afirma Ygor Santos de Melo, proprietário e CEO da YSM Health Care.

A sede da YSM Health Care está localizada no Brooklin, bairro nobre da cidade de São Paulo

Ampliação

Com uma equipe de cuidadores, auxiliares e técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, a YSM Health Care está presente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

A YSM pretende ampliar a área de atendimento para lugares onde não há atuação de Home Care, como o interior do Rio de Janeiro e de São Paulo. Com isso, o serviço de assistência domiciliar será ofertado com mais qualidade e eficácia no tratamento de idosos moradores de regiões mais carentes.

Além disso, a expansão do grupo para os EUA já é algo esperado dentro dos próximos anos. “Estamos em fase de análise para que possamos atender de forma segura e profissional os clientes. Após a formalização, a ideia é implantar uma unidade na Flórida e não atuar apenas com atendimentos de Home Care”, projeta.

Atendimentos

A YSM já se consagra no atendimento de diversos clientes importantes. Um deles foi a mundialmente famosa Anahí Giovanna Puente Portillo, ex-RBD. Ela foi atendida pelo grupo quando esteve no Brasil para uma turnê e teve um mal súbito.

“Na época, a famosa Mia dos Rebeldes foi cuidada pela YSM, com consulta, observação, acompanhamento e visitas, além de medicações”, revela Melo.

No período, a cantora estava sofrendo de uma crise de dor aguda na região abdominal e necessitava de medicações para o tratamento. “Após atendê-la, prestamos também cuidados à equipe da cantora que estava com suspeita de Covid na ocasião”, complementa.

Outro caso foi o do antigo proprietário da Copaza Descartáveis Plásticos, Domerval Zanatta, já falecido. Ele foi a São Paulo fazer tratamento oncológico por longo período e a família ficou bastante satisfeita com a atenção recebida.

Já em 2014, a dra. Nise Yamaguchi, oncologista e imunologista, tratou um paciente oncológico por um longo período em conjunto com o grupo. Na ocasião, o CEO pôde acompanhar a exímia profissional bem de perto. “Nossa amizade no trabalho era algo tão iluminado que eu também fazia visitas aos pacientes juntamente com ela.”

Início sem pretenção

A YSM surgiu em 2014, em um quarto do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na ocasião, a esposa de um paciente oncológico necessitou de internação por problemas cardíacos. “No mesmo dia, uma colega de trabalho nos indicou para outro paciente, o qual começamos a atender prontamente e, em tempo recorde, conseguimos contratar profissionais”, relembra Melo.

Melo afirma que jamais imaginou a dimensão que aquilo tomaria, já que o trabalho tinha se iniciado sem pretenção, apenas pela necessidade de atender aquelas famílias. “O objetivo do nosso trabalho sempre foi a manutenção do bem-estar e o cuidado com o paciente.”

YSM Health Care

Instagram | WhatsApp





Veja a matéria Completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.