A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) emitiu alerta para o estoque crítico dos tipos sanguíneos O- e AB- para doações. Além disso, as tipagens A+, A- e O+ também estão com níveis baixos no estoque.
A instituição reforça o pedido principalmente para aqueles com sangue O-, visto que este tipo sanguíneo é considerado universal e pode ser usado em qualquer paciente em situações de emergência, como transfusões neonatais e cirurgias de alto risco.
Para isso, o Hemocentro está disponibilizando senhas preferenciais até o dia 10 de setembro para os doadores O-, mediante comprovação pelo cadastro ou exame de tipagem, a fim de garantir a segurança do estoque.
Já os outros doadores com a tipagem diferente, deverão realizar o agendamento da doação de sangue que pode ser feito de duas formas: no site do Agenda DF ou pelo telefone 160.
No site, o usuário poderá escolher o local de doação, como o posto fixo, localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (quadra 3, conjunto A, bloco 3); e a unidade móvel da fundação que se desloca para diferentes regiões do Distrito Federal.
Quem pode doar
Para a realizar a doação de qualquer tipo sanguíneo, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 51 kg e estar saudável.
Aqueles que passaram recentemente por cirurgia e exame endoscópico ou fazem uso regular de medicamentos devem consultar o site do Hemocentro antes da doação.
Além disso, os doadores que tiveram gripe, Covid-19 ou dengue recentemente, precisam respeitar os prazos de inaptidão temporária antes de se candidatar a doação.