Ferramenta que agiliza serviços online na prefeitura é apresentada aos profissionais


A partir de segunda-feira, 14 de julho, profissionais das áreas de engenharia e arquitetura que se utilizam de serviços da Prefeitura de Dourados passarão a contar com mais eficiência e agilidade no atendimento, tramitação e aprovação de projetos, inicialmente, na Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e no Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam). Para reafirmar seu compromisso com a inovação, o prefeito Marçal Filho lançou na noite desta quinta-feira (10), a Aprova, uma plataforma de gestão e automação de processos no setor público, que substitui o requerimento e a análise realizados de forma manual pelo digital e online, com o uso de inteligência artificial.

A apresentação do sistema aos profissionais ocorreu no auditório do Centro de Convenções Antônio Tonanni, pela consultora de Implantação de Aprova, Natasha Santoni. Ela explicou que o foco do sistema é digitalizar, automatizar e desburocratizar os processos e serviços públicos. “O nosso foco é digitalização 100% dos processos; então, todos os processos da Secretaria de Planejamento, como alvará, habite-se, acessibilidade, aprovação de projeto, aprovação de loteamentos, enfim, todos os processos relacionados à Secretaria de Planejamento e também do Instituto do Meio Ambiente”, disse. “Toda parte do meio ambiente também vai estar 100% dentro do nosso sistema a partir de segunda-feira”, completou.

O criador da plataforma e CEO da Aprova, Marco Antonio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos oferecer serviços digitais para a população, que já está adaptada à tecnologia e possui uma rotina online consumindo serviços cada vez mais ágeis no setor privado. “A plataforma acelera o atendimento porque torna automáticas etapas que podem facilmente ser realizadas pelo sistema, reduzindo o risco de falhas e extravios, garantindo mais transparência ao requerente em todo atendimento”, explica.

A Aprova atende hoje mais de 120 municípios brasileiros, automatizando processos também com inteligência artificial. É a primeira GovTech que usa inteligência artificial na otimização dos processos públicos. “Nós temos já vários cases de sucesso, como Florianópolis, Cascavel, que realizam a triagem de documentação inteiramente com o IA. E também estamos lançando agora o chatbot da Aprova, que vai ser uma ferramenta de WhatsApp, onde tanto o servidor quanto o cidadão pode utilizar de maneira conversada com esse chat e ele entende e responde o servidor e o cidadão”, adiantou. O serviço, 100% digital e online, é disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

O programa gera 10 vezes mais eficiência nos atendimentos, tramitação e aprovação de projetos. E agora chega a Dourados para agilizar os serviços e adotar, cada vez mais, o uso zero de papel em todas as secretarias. Nesta primeira etapa, a plataforma atuará diretamente no Instituto de Meio Ambiente e na Secretaria Municipal de Planejamento, com mais de 43 serviços digitalizados e disponíveis para os cidadãos e profissionais da área.

SERVIÇOS OFERECIDOS

Nesta primeira etapa da modernização, 21 serviços da Secretaria Municipal de Planejamento e 23 do Instituto Municipal de Meio Ambiente poderão ser solicitados e acompanhados de forma 100% digital. São eles:

Secretaria de Planejamento: Aprovação de projeto com Alvará; reforma com Acréscimo; Reforma sem acréscimo; Acréscimo de edificação; Regularização de edificação; Regularização com acréscimo; Substituição do projeto aprovado Alvará ou Habite-se; Alvará de construção para projeto aprovado; Alvará de reforma para-regularização. Baixa/Assunção de Responsabilidade Técnica: Aprovação de projeto sem alvará; Habite-se; Estudo de Impacto de Vizinhança-EIV; Vistoria de EIV; Autorização de Demolição; Análise de Projetos de Edificações e Parcelamento; Aprovação de Loteamento; Desmembramento/Remebramento/Retificação/Limites e confrontações; Investidura de área; Declaração de acessibilidade; Análise de projetos específicos.

Instituto de Meio Ambiente: Licenciamento Ambiental; Taxa de Licenciamento; Notificação; Laudo de Constatação; Autos de Infração; Recurso de Notificação; Supressão arbórea; Doação de mudas; Declaração de supressão para árvores com data inferior a 15cm; Declaração para supressão de árvores de reflorestamento; Projetos de arborização de novos loteamentos; Redução de IPTU por cobertura arbórea; Levantamento de Fauna; Monitoramento de Fauna; Resgate e Afugentamento de Fauna; Monitoramento de água superficial; Levantamento Florístico; Visita em Unidade de Conservação; Pesquisa em Unidade de Conservação; Solicitação de Palestra; Programa de Educação Ambiental; Restituição de Taxas pagas; Suprimento de Fundos e de Viagem; Comunicação Interna.

Para utilizar o sistema é preciso acessar o site e fazer o cadastro gratuito em https://dourados.aprova.com.br/home. Em caso de dúvidas na utilização, o usuário deve recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.



Veja a Matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.