Festa Junina do Centro Dia promove inclusão e exemplos de superação em Campo Grande – CGNotícias


Quadrilha, comidas típicas, brincadeiras e até um show de mágica marcaram a Festa Junina do Centro Dia da Pessoa com Deficiência, que reuniu famílias das 80 pessoas assistidas pela unidade. Em meio às atividades e momentos de confraternização, exemplos de superação se destacaram, ressaltando a importância e o poder de transformação de vidas que os serviços do espaço proporcionam às pessoas que frequentam o local durante a semana.

Um dos casos é o da jovem Giovana Sales de Sá, de 23 anos, diagnosticada com autismo e usuária do Centro Dia há apenas seis meses. Felizes com a desenvoltura de Giovana, a irmã Lucineide Cardoso de Sá e a mãe Luciene Sales de Sá falaram sobre a evolução na socialização da menina, evidenciando a emoção das famílias que encontram na unidade, mais do que um atendimento profissional, mas um cuidado e um acolhimento amoroso que contribuem com o desenvolvimento emocional rápido dos usuários.

A mãe de Giovana acompanha de perto sua evolução e destacou o trabalho da unidade. “Aqui foi um dos melhores lugares para ela. A gente sente que ela se abre mais, conversa e interage mais. Quando chega o dia de vir aqui, ela fica ansiosa e triste se acontece alguma coisa que impede que ela venha”, disse.

Acompanhada por profissionais desde a infância, Giovana concluiu o segundo grau dentro de suas limitações, mas no período da pandemia deixou de ir às instituições que frequentava e segundo a família, passou a se isolar. Ao chegar no Centro Dia, seu convívio familiar melhorou e está mais próxima das pessoas que integram sua rotina, como os amigos que fez na unidade. “O Centro Dia é mais do que um espaço de convivência, é um lugar que melhorou a qualidade de vida da minha filha” disse Luciene.

O trabalho e a dedicação da equipe multiprofissional do local também faz a diferença na vida dos irmãos Alberto, 64, e Agnaldo de Souza, 55, que há dez anos frequentam o Centro Dia, sempre levados pela irmã, a professora Maria Aparecida de Souza, que assumiu os cuidados dos irmãos desde a infância, quando foram diagnosticados com comprometimentos cognitivos. Desde o início do atendimento dos irmãos no Centro Dia até os serviços oferecidos pela atual gestão, Maria Aparecida avalia o aprimoramento do atendimento.

“A minha nota para esse local é mil porque esses profissionais cuidam deles muito bem, conversam com a gente, sobre a evolução das pessoas e nos ajudam a fortalecer o atendimento que recebem aqui em casa”, frisou a professora que ainda elogia a qualidade da alimentação oferecida, a promoção do bem-estar e a inclusão social das pessoas atendidas.

Ela também destacou a importância do acompanhamento profissional: “Ela faz acompanhamento com psicólogo e psiquiatra, e desde que veio para cá, ela tem mostrado uma evolução social significativa”.

Atividades

O Centro Dia oferece uma variedade de atividades que visam estimular habilidades, promover convivência e fortalecer vínculos familiares. Entre as ações socioeducativas realizadas estão aulas de culinária, cultivo de hortas, jardinagem, artesanato, atividades físicas e musicalização. Segundo a coordenadora Ninfa Antônia Fernandes Gonçalves, o objetivo do espaço também é oferecer apoio emocional para que as famílias fortaleçam o vínculo com a pessoa com deficiência, evitando rompimentos e promovendo a convivência.

“Aqui trabalhamos como uma família, nos dedicamos a um acolhimento humanizado, pois muitas vezes a família está fragilizada e não tem condições estruturais de cuidar da pessoa e nós fortalecemos esta conexão”, pontuou.

A unidade também atua na orientação e encaminhamento para outros serviços, promovendo a autonomia e a independência dos usuários. Em parceria com a Fundação Social do Trabalho (Funsat) e o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), o local busca ainda inserir seus atendidos no mercado de trabalho, oferecendo cursos de artesanato diversos com o intuito de gerar renda e promover o desenvolvimento pessoal.

A equipe multidisciplinar do Centro Dia conta com psicólogos, assistente social e terapeuta ocupacional que fazem o acompanhamento das famílias e trabalham para garantir o acesso a esses serviços no SUS.

Presente na festa, a secretária-adjunta de Assistência Social e Cidadania, Inês Mongenout, destacou os investimentos realizados na atual gestão para fortalecer os serviços oferecidos no Centro Dia. “Nossa preocupação sempre é o bem-estar dos usuários por isso, além de uma equipe técnica qualificada, que passa por capacitações frequentes, também houve investimentos estruturais significativos, como um serviço de locomoção que transporta o usuário para algum atendimento fora da unidade e busca em casa as pessoas que não tem como ir para o Centro”, explicou.





Veja a matéria completa!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.