Fogo na Serra da Bodoquena é controlado com apoio dos bombeiros e brigadistas do ICMBio


Equipes também foram deslocadas para atender residências e espaços turísticos

Incêndio que atingiu a Serra da foi controlado, com apoio das equipes do e brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), por volta das 15h30, desta sexta-feira (12). A informação foi repassada ao Jornal Midiamax pela prefeita de Bodoquena, Girleide Rovari (MDB). 

Conforme a prefeita, por volta das 10h de hoje uma equipe da Secretaria Municipal de Obras foi acionada, e encaminhou um veículo de combate à incêndios, cedido pelos bombeiros, para a região do Assentamento Canaã, com intuito de proteger residências e locais turísticos. 

Apesar do fogo ter sido controlado na parte da tarde, permanecem na região do incêndio duas equipes do Corpo de Bombeiros de e duas equipes de brigadistas do ICMBio. “Estão a caminho outras duas equipes. Às 15h30 fomos informados que o fogo estava sob controle”, informou a prefeita.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início nas proximidades do Parque Nacional da Serra da Bodoquena e, devido às condições climáticas adversas, incluindo ventos fortes e a característica do terreno, as chamas se alastraram rapidamente. 

“Diante da emergência, o Corpo de Bombeiros Militar de MS foi acionado via telefone de emergência 193. O chamado foi recebido pelo Quartel do município de Bonito. Imediatamente, foi acionado o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) da Operação Pantanal 2025, para atuação eficiente do combate ao fogo”, informou a guarnição, por meio de nota à imprensa. 

As equipes se deslocaram ao local equipadas com viaturas e Kits de Combate a Incêndio Florestal. Mais uma equipe adicional está em deslocamento para reforçar as operações e auxiliar no controle completo do foco de incêndio. “As equipes trabalham com o objetivo de estabelecer linhas de contenção para proteger a área do refúgio e evitar que o fogo se alastre ainda mais”, finaliza a nota.

Fogo atingiu áreas de lazer e turismo 

Conforme apurado com moradores locais, o fogo iniciou próximo ao Assentamento Canaã, distante 40 quilômetros do município de Bodoquena, na região da Serra da Bodoquena. O fogo chegou a atingir o morro do Refúgio Canaã, pousada turística local, além da região da Cachoeira Boca da Onça. As chamas também avançaram para o Parque Nacional da Serra da Bodoquena. 

A região atingida pelo fogo possui muitos sítios, áreas de preservação, campings e pontos turísticos. A mata seca teria contribuído para a velocidade em que as chamas se alastraram.

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.





Veja Matéria Completa aqui!

Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

Hot daily news right into your inbox.