A Polícia Nacional do Paraguai, em uma operação conjunta com a Polícia Militar de Ponta Porã, capturou nesta segunda-feira (8) José Antonio Marín Báez, de 29 anos, um dos foragidos da grande fuga em massa de 2020 na Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero. Marín Báez, que tinha múltiplos mandados de prisão por crimes como homicídio doloso e roubo agravado, foi preso enquanto tentava atravessar a Linha Internacional.
De acordo com o Comissário Principal Rubén Darío Galeano, responsável pela operação, o suspeito tentou fugir do controle policial e cruzar para o lado brasileiro, mas foi interceptado e detido com o apoio das forças de segurança do Brasil.
O caso de José Antonio Marín Báez ganhou destaque por sua ligação com uma das mais notórias fugas da história carcerária do Paraguai. A fuga, que ocorreu em janeiro de 2020, permitiu que 76 detentos, a maioria deles membros de uma facção criminosa, escapassem por um túnel. A dimensão da operação e o fato de tantos prisioneiros terem desaparecido de uma só vez levantou sérias questões sobre a segurança e a corrupção dentro do sistema penitenciário paraguaio.
A captura de Marín Báez em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, reforça a importância da cooperação policial binacional no combate ao crime organizado e na busca por criminosos de alta periculosidade.