De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo continua firme nesta quinta-feira (10/7) em quase todo o país, com exceção de partes das regiões Norte e Nordeste, onde foram mantidos os alertas para temporais e potenciais acumulados de chuva. E no Rio Grande do Sul, que também persiste com a possibilidade de geadas isoladas.
Segundo o órgão, o clima nesta quinta segue a mesma tendência do que foi observado ao longo da semana. Tempo com pouca nebulosidade e baixa umidade na faixa central do país, que também tem grande amplitude térmica.
Do centro para o Sul, o frio também segue, porém, mais ameno quando comparado com a primeira semana de julho, por exemplo. Já do centro para o Norte, o clima está quente e seco.
Confira a previsão
No Nordeste, o Inmet emitiu aviso de potenciais acumulados de chuva em parte do litoral da região. Os alertas compreendem o litoral de Pernambuco, Paraíba e parte do Rio Grande do Norte. Além disso, o órgão alerta para tempestades no norte do Maranhão, incluindo a capital São Luís.
No Norte, segundo o Inmet, há previsão de chuvas mais fortes no extremo norte do Amazonas e em todo o estado de Roraima, além da parte nordeste do Pará e norte do Amapá.
Nessa região como um todo, os acumulados são justificados pela termodinâmica local, com o calor e a umidade favorecendo a formação de nuvens de chuva principalmente durante a tarde.
No Sudeste, as temperaturas se mantém baixas, mas com leve melhora. Na região, a capital mais quente será Vitória, com 25°C. São Paulo vai marcar máxima de 21°C, enquanto Belo Horizonte e Rio de Janeiro terão 22°C.
Na Região Centro-Oeste, as temperaturas mínimas permanecem mais baixas, acompanhadas de um cenário de amplitude térmica, com máximas elevadas. O destaque, nesse sentido, vai para Cuiabá: a capital mato-grossense amanhece com 17°C, enquanto a máxima ao longo do dia poderá chegar aos 31°C.
O Inmet também alerta para a possibilidade de geada na Região Sul. O cenário é previsto para a faixa central dos estados de Santa Catarina e Paraná. Entre as capitais, a temperatura mínima será em Curitiba (5°C) e a máxima em Florianópolis (20°C).